sexta-feira, 5 de junho de 2009

Erros no Vocabulário Ortrográfico da Língua Portuguesa

Matéria do Globo de 30/05/2009:

"A Academia Brasileira de Letras descobriu 30 erros no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, livro com as novas regras do acordo ortográfico, editado e recém-lançado pela própria ABL. Conforme a coluna Gente Boa, a Academia cogitou fazer um recall da publicação, que regula a ortografia da língua e será adotada pela rede pública de ensino. A ABL vai avisar que colocará em seu site as correções. A próxima edição do livro será corrigida."

Assim que saiu o Dicionário da ABL com a nova ortografia eu comprei. A primeira edição logo esgotou. Logo depois descobriu-se que havia alguns erros. Lamentei por ter me precipitado. Mas enviei uma mensagem para eles e recebi um arquivo com a errata do dicionário. Fiquei satisfeita.

Mas com isso aprendi uma lição: a nova ortografia ainda precisa amadurecer. E com isso deve-se ter paciência para que possamos assimilar todas as mudanças. Se nem o Vocabulário Ortográfico está livre de erros, nós ainda podemos pecar por um tempinho.

4 comentários:

Vera disse...

Oi. Você poderia me enviar o arquivo com a Erratas do Volp que a Academia lhe enviou? Ou publicar no seu blog? Meu e-mail é vfedschenko@yahoo.com.br
Obrigada

Fatima Cristina disse...

Oi Ana,

Veja só... até o VOLP saiu errado!
Você tem razão: "a nova ortografia ainda precisa amadurecer".

A ideia da Vera é boa!
Eu também estaria interessada, se fosse possível.

Abraços.

Ana Cristina Melo disse...

O arquivo com a errata está no próprio site da Editora IBEP. O endereço é: http://www.ibep-nacional.com.br/images/pdf/ajustes1edicao.pdf.

Só uma coisinha: a errata não é do VOLP, mas do Dicionário da ABL.
Essa errata do VOLP eles ainda vão divulgar.
Beijinhos

Fatima Cristina disse...

Ana,
Obrigada.
Vou lá pegar o arquivo no site da IBEP.
Beijos