quarta-feira, 17 de junho de 2009

Notícias literárias

Não é só de lançamentos que vive o Canastra, nem de minhas reflexões pós-escrita, mas também do que está acontecendo no mundo literário.

Então como estou com notícias acumuladas desde segunda-feira, publico tudo num único post. Não dará tempo para fazer comentários sobre cada uma, mas uma ou outra, colocarei uma linha em verde.

Além disso, vocês sabem que as notícias divulgadas aqui trazem as minhas pesquisas pelos links na rede, o que sempre é bom para se obter mais informações.

### Buenos Aires foi eleita como a Capital do Livro em 2011
A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) elegeu Buenos Aires como a Capital Mundial do Livro em 2011. A seleção faz parte de esforços em promover a literatura e foi realizada através de uma comissão formada pela Associação Internacional dos Editores, pela Federação Internacional dos Livreiros e pela Federação Internacional das Bibliotecas. Para a escolha, foram considerados a qualidade e a variedade de propostas literárias oferecidas pela capital da Argentina, que agora eleita será designada a promover o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor em 2011, comemorado em 23 de abril. Junto com Buenos Aires estavam concorrendo Lagos (Nigéria), Porto Novo (Benin), Caracas (Venezuela), Havana (Cuba), Sharjah (Emirados Árabes) e Teerã (Irã). Buenos Aires é a 11ª cidade a receber esta distinção. Até o ano que vem, Beirute segue com o título, quando a Liubliana, capital da Eslovênia, assumirá o posto para celebrar as comemorações em 2010.
Fonte: PublishNews

>> As outras capitais que já receberam o título foram: Amsterdam (Países Baixos, 2008), Bogotá (Colômbia, 2007), Turim (Itália, 2006), Montreal (Canadá, 2005), Antuérpia (Bélgica, 2004), Nova Deli (Índia, 2003), Alexandria (Egito, 2002) e Madrid (Espanha, 2001).

### Reinvindicação dos Ilustradores
Diz a coluna Gente Boa do dia 17/06 que uma nova reinvindicação no mercado dará trabalho às editoras: os ilustradores, principalmente os de livros infantis, querem rachar o direito autoral com os escritores. Não aceitam mais um xis pelo trabalho. Pedem um percentual nas vendas.
Fonte: Coluna Gente Boa (O Globo) de Joaquim Ferreira dos Santos

>> Hoje, dia 18/06, ouvi dos próprios ilustradores que há um grande mal entendido na divulgação dessa notícia. Os ilustradores nunca pensaram em dividir os direitos autorais dos escritores. Eles reinvindicam das editoras um percentual extraído diretamente das vendas, sem que haja prejuízo dos valores recebidos pelos autores do texto.

### Editoras independentes na Travessa
A Livraria Travessa da Ouvidor (a primeira da cadeia), inaugurada nos anos 80, mudará de perfil em agosto. Será especializada em livros de editoras independentes. Com seu perfil tradicional, a Travessa abre nova loja, no mesmo mês, na Rua Sete de Setembro.

Fonte: Coluna Gente Boa (O Globo) de Joaquim Ferreira dos Santos

>> Ah, bom! Seria horrível se ficássemos sem a Travessa do Centro (bem no Centro, perto da Ouvidor). Tudo bem, tem no início da Rio Branco e na Primeiro de Março, mas ambas ficam loooonge demais para mim. ;)

### Tobias Wolff não virá mais à FLIP
A organização da FLIP informou que o escritor Tobias Wolff não poderá comparecer à Festa em virtude de problemas de saúde. Para substituí-lo, a FLIP convidou o norte-americano James Salter, que dividirá a mesa Segredos de Família com Anne Enright, no sábado, 4 de julho, às 15h.
Fonte: FLIP

### J.K. Rowling é acusada de plágio, mas editora nega
A editora Bloomsbury negou na segunda-feira alegações de que a escritora J. K. Rowling teria copiado "partes substanciais" de um livro de outro autor de literatura infantil quando escreveu "Harry Potter e o Cálice de Fogo". As alegações de plágio foram feitas pelos herdeiros de Adrian Jacobs que disseram terem aberto uma ação na Alta Corte de Londres contra a Bloomsbury por infração de direitos autorais. De acordo com a ação, Rowling teria copiado "partes substanciais" de "The Adventures of Willy the Wizard -- No 1 Livid Land", escrito por Jacobs em 1997, no que tange ao concurso de magos, e a ideia de magos viajando de trens. O comunicado dos herdeiros diz ainda que Jacobs tinha procurado os serviços do agente literário Christopher Little, que mais tarde se tornou agente de Rowling. Jacobs teria morrido em 1997, sem dinheiro, num asilo para doentes terminais em Londres. O livro de Jacobs tem apenas 37 páginas e teve uma distribuição muito limitada. A editora de Rowling afirma que a autora nunca ouvira falar de Jacobs, nem lido seu livro.

Fonte: Reuters

>> Sem conhecer o conteúdo do livro é difícil emitir uma opinião. Mas abrir esse processo só agora, 9 anos depois do lançamento, me deixa desconfiada que tem caroço nesse angu. No último final de semana, vi com meus filhos o DVD do último filme das Crônicas de Nárnia (Príncipe Caspian). Se no livro anterior as crianças mudam de mundo por dentro de um armário, nesse elas passam do mundo "normal" para o mágico dentro de uma estação de trem. Será que os herdeiros de C. S. Lewis também abririam um processo de plágio?

Nenhum comentário: