sábado, 6 de junho de 2009

Pílulas dos cadernos literários - 06/06/2009

Vamos às pílulas dos cadernos literários de hoje (transcrições na íntegra de algumas matérias selecionadas por mim).

Tanto o Prosa & Verso (O Globo ) quanto o Caderno Ideias (JB) deram bastante destaque à Feira do Livro Infanto-Juvenil. Como sempre nossas pílulas não trazem apenas notícias de lançamentos, eventos, mas curiosidades. E a maior delas é a exigência do escritor Mario Bellatin (que será presença na Flip desse ano) em seu contrato de edição (veja pílula do Caderno Ideias).

Acho que se perde muito na Literatura quando a pompa sobrepõe o talento. Quando vejo alguns escritores se deixarem levar pelo preconceito (de qualquer tipo), passando longe da humildade. Me cativa muito mais um autor que esbanja talento na sua simplicidade, tanto ao escrever, quanto ao se comportar. E falando na dupla simplicidade x talento, não deixem de ler a entrevista com Ruth Rocha. Outra matéria interessante é a que fala do escritor Anatole Jelihovschi e sua luta para conciliar profissão e a necessidade de escrever. Como sei disso, principalmente quando minha vontade era passar o dia escrevendo e não modelando sistemas. Calma, chefes, não uso o tempo do trabalho para escrever (só para pensar, às vezes, quando a imaginação voa e pousa no meu sonho maior)!


--------------------------------------------------
Caderno Prosa & Verso (O Globo) – Sábado (06/06/2009)
--------------------------------------------------

Coluna No Prelo (por Mànya Millen e Rachel Bertol)

- Mulher & Ponto!
A organização da Bienal Internacional do Livro, que acontecerá em setembro no Rio de Janeiro, já bateu o martelo em relação ao nome do novo espaço de debates voltado exclusivamente para o universo feminino: será Mulher & Ponto! No Brasil, como em muitos outros países, as mulheres formam a maior parcela do público leitor, na maioria dos gêneros. Serão convidados autores (homens e mulheres) de diversas áreas para falar sobre comportamento, literatura, filosofia, família, relacionamentos afetivos, tudo sob uma perspectiva feminina. A curadoria do espaço ficará a cargo da jornalista Sonia Biondo, autora do livro "Mulher integral" (Gryphus), que tem passagens por diversas redações de revistas e jornais (incluindo o GLOBO). Sonia também assina a criação e direção de programas de sucesso como o "Superbonita", do canal GNT, além de manter o blog "Que beleza".

- A América Latina em debate
Oito especialistas em estudos latino-americanos da Georgia State University, dos EUA, estarão na Fundação Casa de Rui Barbosa (São Clemente 134) dia 10, às 15h, para uma série de palestras. Serão apresentados, no auditório da FCRB, estudos sobre política, literatura, cinema, construção identitária, história indígena e saúde, dando seguimento ao intercâmbio entre as instituições iniciado em 2007, quando pesquisadores da Rui Barbosa fizeram em Atlanta uma mesa-redonda sobre história e cultura brasileira. Os trabalhos apresentados pelos estrangeiros serão comentados por especialistas brasileiros. O evento será aberto com a palestra de Héctor D. Fernández L'Hoeste, comentada por Janice Cafaia (ECO/UFRJ).


- Gullar por ele mesmo
Na terça-feira, dia 9, o poeta Ferreira Gullar inicia, no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), uma série de quatro encontros nos quais vai relembrar sua trajetória, desde a descoberta da poesia ainda nos livros de escola. Informações: 2286-3299.


- Bandeira na ABL
Autor homenageado da 7ª Festa Literária Internacional de Paraty, em julho, o poeta Manuel Bandeira também será lembrado pela Academia Brasileira de Letras numa leitura dramatizada. Nos dias 8, 9 e 10, às 12h30m, os atores Camila Amado e Walmor Chagas lerão poemas do autor no Teatro Raymundo Magalhães Jr. da ABL (Presidente Wilson 203). A entrada é franca.

Coluna Rodapé

- Colônia de Feras

Estão abertas até o dia 26 as inscrições para a primeira edição da Colônia de Feras, promovida pela Associação Kinderland e pelo Instituto São Fernando entre os dias 25 de julho e 2 de agosto. O evento será realizado na Colônia Kinderland, em Sacra Família do Tinguá, interior do estado do Rio, espaço que abrigará oficinas de escrita (Tatiana Salem Levy e Manoela Sawitzki), informática (Daniel Fleischman), fotografia (Raquel Dias), dança (Miriam Weitzman) e música (Bernardo Bessler) para jovens. Inscrições pelo site http://www.coloniadeferas.com.br/.

Matéria: A literatura para abrir caminhos

Ruth Rocha recebe homenagens pelos seus 40 anos de dedicação aos livros infanto-juvenis

>> A entrevista com Ruth Rocha foi publicada parcialmente no caderno Prosa & Verso, mas pode ser lida integralmente no blog do caderno: Ruth Rocha celebra 40 anos de literatura.


--------------------------------------------------
Caderno Ideias (JB) – Sábado (06/06/2009)
--------------------------------------------------

Matéria de capa (por Juliana Krapp)

- Dois grandes falam aos pequenos
Um livro infantil de William Faulkner e outro de Julio Cortázar são algumas das atrações do 11º Salão FNLIJ, que começa na quinta-feira.

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Faulkner e Cortázar em destaque no Salão do Livro para crianças).

Coluna Informe Ideias (Por Alvaro Costa e Silva, com Juliana Krapp)

- Tremei, Paraty
Quem conta é o Moleskine Literário, o blog do escritor peruano Iván Thays. Os contratos do autor mexicano Mario Bellatin, uma das principais atrações da Flip, "têm sido mais específicos que as exigências de David Bowie". Eis que, na cláusula 16 de contrato com a editora mexicana Almadia, para publicação de La jornada de la mona, está estipulado: "Parte do pagamento ao autor se dará na entrega de um cachorro da raça xoloixcuintle, puro, pertencente à estirpe de cachorros do pintor Francisco Toledo". Não para por aí. Quando o cachorro chegou, ao ver que ele teria uma orelha caída e outra pontiaguda, não ocorreu a Bellatin ideia melhor do que chamá-lo Oreja de perro.

- Mais Faulkner
A publicação de A árvore de desejos, sobre o qual fala a matéria de capa deste caderno, faz parte do projeto da editora CosacNaify de relançar toda a obra de William Faulkner em seu catálogo, com novas traduções. O próximo título será Absalão, Absalão!, que chega às prateleiras ainda este ano.

- Prêmio Camões
O júri do Prémio Camões decidiu atribuir o galardão deste ano ao poeta cabo-verdiano Arménio Vieira. Além de poeta, Arménio é jornalista. O Camões, criado em 1988 pelos governos português e brasileiro, distingue escritores dos países lusófonos. Ano passado, ganhou João Ubaldo. Arménio Vieira é desconhecido no Brasil. Com a premiação, deverá ser publicado. Como lá dizem, a ver. Ou a ler.

- Romance carioca: Autor dribla chefes e oficineiros
Engenheiro da Petrobras, especializado em petróleo, Anatole Jelihovschi por pouco não perdeu o emprego -- não uma, nem duas, mas algumas vezes. É que, em vez de estudar as camadas de pré-sal, a profundidades que superam os 7 mil metros, ao longo da enorme faixa que vai do Espírito Santo a Santa Catarina, ele preferia escrever. Longos e densos romances, de preferência. A compulsão era tanta que não respeitava horário nem local de trabalho. Lá mesmo ia compondo enredos e delineando personagens.

-- Alguns chefes eram camaradas, felizmente. Mas a coisa ficou boa com o advento da informática. Podia trocar de tela com rapidez, e ninguém percebia que, na verdade, eu estava fazendo meus romances -- conta Anatole, filho de pai russo e mãe mineira, 58 anos, hoje aposentado e mais tranquilo na condição de escritor, apenas, pois acaba de publicar o romance Rio antigo: as confissões de um assassino na Belle Époque, editado pela Rocco.

Para vingar, Anatole não teve de driblar só os chefes na Petrobras. Teve, sobretudo, de convencer editores: a sua produção de "mais de 10 romances", só havia publicado até agora um: Aves migratórias. A maior dificuldade, contudo, passou em oficinas literárias. Os escritores-professores lhe deram sempre o mesmo conselho: que desistisse. Não à toa, em seus originais há um personagem recorrente: o escritor fracassado. Com mais de 500 páginas, Rio antigo é um romance que se lê com prazer e atenção, pela trama bem construída e os detalhes da história carioca -- em especial o período da reforma de Pereira Passos -- bem encaixados nela.

Nenhum comentário: