sábado, 6 de junho de 2009

11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens


O 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens está chegando. Mais exatamente na próxima quinta-feira. Na realidade, o salão estará aberto no dia 10, mas, nesse dia, será exclusivo para os professores que se inscreverem previamente.

O Salão que era tradicionalmente feito no MAM, esse ano tem novo endereço: será no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Av. Barão de Tefé, 75, bairro Saúde, no Rio de Janeiro. Acontecerá de 10 a 21 de junho, das 8h30 às 18h (de segunda à sexta) e das 10h às 20h (sábados, domingos e feriados).

O ingresso custa R$ 3,00, sendo gratuito para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidade de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ.

Para quem nunca visitou, vale ressaltar que o foco do evento são os livros para crianças e jovens. Assim, os livros didáticos, de referência, religiosos ou de auto-ajuda não são expostos nem vendidos.

O 11º Salão tem confirmado grandes nomes da Literatura Infantil e Juvenil: Adriana Falcão, Ana Maria Machado, André Neves, Bartolomeu Campos de Queirós (finalista do Prêmio Hans Christian Andersen de 2008 e ganhador da 4ª edição do Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil), Bia Bedran, Carlos Heitor Cony, Eva Funari, Fernando Vilela, Graça Lima, Guto Lins, Ivan Zigg, Júlio Emílio Brás, Karen Acioly, Luciana Savaget, Luiz Antônio Aguiar, Lygia Bojunga, Mariana Massarani, Marina Colasanti, Nilma Lacerda, Odilon Moraes, Pedro Bandeira, Roger Mello, Rogério Andrade Barbosa, Rosana Murray, Rui de Oliveira (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen de 2008 de ilustração), Ruy Castro, Ziraldo e muitos outros.

Como já divulguei aqui, a FNLIJ oferecerá a cada criança e adolescente um livro a sua escolha, dentre os disponíveis para distribuição gratuita, na saída do evento. Para a 11ª edição foram comprados cerca de 35 mil exemplares.



Alguns dos muitos destaques da programação:

11/06 (quinta)
Rodrigo Lacerda (O fazedor de velhos) às 14h. Lançamento.
Heloisa Prieto e Janaína Tokitaka (Lobo de estimação) às 18h.

12/06 (sexta)
Adriana Falcão e Ana Terra (Sete histórias para contar) às 15h.

13/06 (sábado)
Marina Colasanti (O lobo e o carneiro) às 16h.
Ana Maria Machado (Sinais do mar, Um pra lá, outro pra cá, Mensagem para você, Passarinho me contou, ABC do Brasil) às 17h.

14/06 (domingo)
Adriana Lisboa e Rui de Oliveira (A sereia e o caçador de borboletas) às 11h.
Bartolomeu Campos de Queirós (Tempo de voo e Nascemos livres) às 16h.
Anna Claudia Ramos (A história de Clarice). Lançamento às 17h.

16/06 (terça)
Lívia Garcia-Roza (A casa que vendia elefantes) às 16h.

17/06 (quarta)
Lívia Garcia-Roza (Quarto de menina [nova edição]) às 13h.
Anna Claudia Ramos e Rubem Filho (Draga-mor e Draguinha) às 12h.

18/06 (quinta)
Ziraldo (O livro do sim e O livro do não) às 14h.

19/06 (sexta)
Luiz Antonio Aguiar (O médico das estrelas) às 10h.
Anna Claudia Ramos (Receitas para pegar Saci) às 14h.
Roseana Murray (Poemas do céu e Arabesco no vento) às 15h e 16h.


A programação completa dos espaços de leitura pode ser vista no site da FNLIJ dedicada ao Salão. Não esqueçam de conferir também a programação de Seminários e Palestras.

Nenhum comentário: