terça-feira, 30 de junho de 2009

Divulgando informação

Nem sempre eu consigo assistir aos programas que falam de literatura que passam na Net. E nem sempre lembro de deixar gravando.

Assim, adoro quando os próprios programas publicam seus vídeos na web.

Afinal, Internet é para isso, para divulgar, dividir, deixar para a futuro. Como é bom procurarmos informações sobre um autor e achar uma entrevista concedida em 2007, um vídeo de 2008 ou até mesmo um artigo lá do ano de 2002.

Tenho saudades da época em que os jornais ainda disputavam público e todas as suas matérias eram acessíveis. Hoje, não, se quiser ler, tem que ser assinante digital. E vocês já viram quanto se cobra para se ter uma assinatura digital? Quem tem tempo hoje de ler um jornal inteiro. Quando muito, passo o olho, e paro numa matéria que me chamou a atenção.

Em São Paulo, o Estadão era uma exceção, pois disponibilizava todas as suas matérias. Não era só o jornal online, com matérias selecionadas, era o jornal impresso também. Não tenho tempo para ler todo o jornal, no máximo, o que está ligado a cultura. Então o pouco que eu lia já fazia uma boa diferença. Desde ontem, percebi que vários links são direcionados para as famigeradas páginas de "assine aqui". E logo me lembro da propaganda da tevê: "quanto vale seu conhecimento" ou algo parecido. Para mim, vale muito, mas vale muito mais o dinheiro que sai do meu bolso.

Nisso, admiro o JB, que ainda publica praticamente todo o jornal impresso na Internet.
Isso para mim é Internet. Não tem porque eu comprar um jornal (mais papel) para passar os olhos em algumas matérias.

É uma pena que a maioria dos jornais não tenham essa visão. Não os culpo por cobrar, os culpo pelo valor que cobram. Por muito menos, eles teriam um número muito maior de assinantes.

Bem, enquanto os jornais não repensam suas cobranças, eu divido com vocês minhas descobertas do Programa Entrelinhas.

Há vários vídeos interessantes, muito bons. Basta procurar por data de programa ou pelo nome do escritor. Para facilitar, relaciono alguns achados aqui. É só clicar e curtir!

31/05/2009 - Michel Laub
17/05/2009 - Beatriz Bracher
26/04/2009 - Paloma Vidal
12/04/2009 - Bernardo Carvalho
29/03/2009 - Milton Hatoum
15/03/2009 - Adélia Prado
04/01/2009 - João Gilberto Noll
21/12/2008 - José Saramago
07/12/2008 - Carola Saavedra
16/11/2008 - Carlos Heitor Cony
02/11/2008 - Ruy Castro
19/10/2008 - Julián Fuks
05/10/2008 - Cíntia Moscovich
07/09/2008 - Rodrigo Lacerda
17/08/2008 - Zuenir Ventura
10/08/2008 - Miguel Sousa Tavares
03/08/2008 - Maria Esther Maciel

Nenhum comentário: