quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Livreiro está no ar!

Para quem já visitou o Skoob (comunidade para leitores), o novo portal O Livreiro criado pela InfoGlobo, com parceria da Livraria Cultura, estreou na mesma linha, com alguns serviços diferenciados.

Além de podermos criar a nossa estante de livros, o site ainda apresenta notícias da área, informações sobre alguns autores, criação de comunidades e o Clube do Livro.

No caso da estante, os livros, adicionados e comentados, vão sendo contabilizados numa lista de "livros mais lidos" e "livros mais adicionados". Há também a lista dos "livros mais comentados" que até agora há pouco não havia nenhum.

Na lista de livros da nossa estante, podemos marcar se já lemos um livro, estamos lendo ou queremos ler. É possível também marcar se queremos emprestar ou doar um título, além de indicar quais são os nossos favoritos.

No Clube do Livro, a proposta é a discussão de um título a cada seis semanas. A leitura terá como guia o escritor Milton Hatoum. Durante a discussão será possível questionar sobre a estrutura das obras, personagens, e quaisquer outras dúvidas sobre o mesmo.

O próprio Hatoum faz uma seleção de três livros e os membros votam em qual será discutido. Nessa estreia, estão na votação: Um coração simples (Gustave Flaubert), O Alienista (Machado de Assis) e Leite derramado (Chico Buarque).

O portal ainda está na sua versão Beta. Alguns links não funcionam, achei a passagem de uma página para outra um pouco lenta, mas tem uma grande vantagem: a base de dados de livros é a mesma da Livraria Cultura. Isso é uma vantagem em relação ao Skoob, pois neste precisávamos incluir nossos livros, caso ninguém o tivesse feito. Esse é o principal motivo de eu ter deixado de atualizar meu cadastro no Skoob. A pobrezinha da minha estante ficou com 117 livros, bem longe dos mais de 500 da biblioteca que tenho em casa.

O que achei mais engraçado em O Livreiro foi encontrar livros de Informática na lista de livros adicionados. Provavelmente, a equipe web aproveitou as suas leituras técnicas para testar o site. Com isso, percebi que meu nome está lá na estante de livros (que chique!), com meus três livros publicados. Calma, ainda não são livro de contos ou romances, são apenas os meus livros de Informática. Mas já dá uma certa felicidade. E recordar que há sete anos já apareci na lista dos mais vendidos da Livraria Cultura, Saraiva e Submarino traz bons fluidos.

Bem, eu já me cadastrei como membro, votei no meu livro e começo a encher minha estante. E vocês, quando vão dar uma passadinha por lá. Acho a proposta interessante e pode ser um bom cantinho para se trocar dicas de leitura. Além do Canastra, é claro! :)

Para ler um pouco mais sobre O Livreiro, acesse o post Pílulas Literárias #1, que publiquei aqui no último sábado. Esse post que traz as principais notícias do Caderno Prosa & Verso, inclui na íntegra a matéria "# Rede social para os amantes do livro" que fala sobre o novo portal.

Nenhum comentário: