quinta-feira, 30 de julho de 2009

O amor não tem idade

Que o amor é lindo todos nós sabemos, mas ele também pode nos emocionar, principalmente quando outras pessoas tentam impedir esse amor.

Vocês acham que estou falando de um casal de adolescentes, cujos pais, inspirados em Romeu e Julieta, decidem proibir o namoro? Não!

Estou falando de um casal. Duas pessoas que até podem ser ainda adolescentes, não no corpo ou na certidão de nascimento, mas na alma, no mais fundinho do coração, cantinho que não envelhece, que não tem idade.

Estou falando de Irma e Jorge. E o que há de diferente nos dois? Ela tem 73 anos e ele 63. E se apaixonaram, enquanto moravam num asilo de La Paz, na Bolívia. Imagine o que significou o amor na vida desses dois, largados em um asilo...

Eles viviam em alas separadas, só se viam na hora de comer e uma vez por mês, quando saíam juntos para buscar a aposentadoria e aproveitavam para tomar sorvete juntos.

A vida estava perfeita. Dois anos e meio de namoro até uma funcionária do asilo os surpreender se beijando. Até aí não haveria problema algum. Qual o impedimento que pode haver em dois idosos se amarem? Pois é, a diretora do Serviço de Gestão Social de La Paz também vai investigar isso. Mas a questão é que muito antes de chegar na diretora, a administração do asilo impôs que eles não se falassem mais.

E é evidente que eles não concordaram e, após várias brigas, decidiram sair do asilo, que ainda os obrigou a assinar uma declaração de que não voltariam a procurar o local.

Só que como disse Irma à BBC, eles não pensaram nas consequências. Fora do asilo e sem dinheiro suficiente, ficaram de alojamento em alojamento tentando encontrar um endereço fixo. Ela dizia que "o coitadinho não tinha dinheiro nem para comprar os comprimidos que toma para sua úlcera" e completa "mas mesmo assim o amo".

Venderam todos os seus pertences (até os celulares) e voltaram à La Paz. Procuraram uma rádio local para contar sua história. Irma conseguiu um lugar em um asilo feminino e ele voltou a viver com a família.

Eles foram entrevistados pela BBC e até o momento da entrevista ainda não tinham se reencontrado, pois, pasmem, a família dele também o recriminou pelo romance.

O asilo de Irma está tentando encontrar uma maneira para que eles finalmente morem juntos.

Fiquei sinceramente emocionada quando li essa história.

Querem mais detalhes, acessem a matéria no O Globo, retirada da BBC Brasil.

Nenhum comentário: