domingo, 19 de julho de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 18/07/2009

Vamos às pílulas dos cadernos literários de ontem.

!----------------------------------------------------!
!Caderno Prosa & Verso (O Globo). Sábado (18/07/2009)!
!----------------------------------------------------!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Entre blogs e barricadas

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Miguel Conde


>>> Aprovada semana passada pela Câmara dos Deputados, a reforma eleitoral submete a cobertura das campanhas na internet às mesmas regras do rádio e da televisão. Para o jornalista e professor Eugenio Bucci, a decisão expõe a incapacidade dos parlamentares de compreender a natureza da rede, e passa ao largo da necessidade de novos filtros para separar fotos de calúnias. Em blogs, sites e no Twitter, a mobilização política escapa às tentativas de controle, disseminando imagens de manifestações no Irã e na China. Mas o caminho inverso, da web para a rua, continua pouco percorrido. No Brasil, os milhares de manifestantes virtuais contra o senador José Sarney se transformam em gatos pingados quando se materializam em passeatas "reais", admite o criador do site www.forasarney.com. E a estrutura da rede, democrática à maneira de Tocqueville, parece também embaralhar a relevância dos assuntos, aproximando as causas nobres das banalidades, afirma o pesquisador Afonso de Albuquerque (...)

%%% Para saber um pouquinho a respeito, alguns posts do blog Prosa OnLine a respeito:
- Tocqueville vai ao Twitter
- Eugenio Bucci fala sobre internet, jornalismo e política

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# A viagem horizontal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por José Castello

>>> No progresso, caminha-se para frente ou para trás? Avança-se rumo a um futuro promissor, ou atola-se na lama do medo - como a carroça que, atravancada em meio à Rua da Guarda Velha, em "A cartomante", de Machado, representa os temores de Camilo? Em um mundo que se transforma, apostamos no futuro, ou dele suspeitamos?

Perguntas assim, que trituram os ponteiros dos relógios e colocam em risco nossa confiança no tempo, permeiam as crônicas de João do Rio, que releio em edição da Global Editora ("As melhores crônicas de João do Rio", seleção e prefácio de Edmundo Bouças e Fred Góes). Um século depois, provando que os relógios não são mesmo dignos de crédito, elas conservam um vibrante frescor. (...)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# A crítica no caldeirão
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Giovanna Dealtry
* Professora comenta opiniões de escritores reunidos em debate pelo Prosa & Verso

>>> No começo do mês de julho, o Prosa & Verso promoveu o encontro entre três dos mais premiados e atuantes escritores do panorama atual da prosa brasileira. O bate-papo entre Bernardo Carvalho, Milton Hatoum e Cristovão Tezza ("Caldeirão literário", 04/07/2009) revelou não somente as aproximações e diferenças conceituais dos autores em relação aos rumos da literatura em um país de poucos leitores, como, de maneira provocadora, pôs em xeque o lugar e o papel da crítica literária hoje. (...)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# De repórter policial a pai da Mônica

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Télio Navega
* Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira com documentário, exposição, livros e promete, para breve, versão adolescente do Chico Bento

>>> A história em quadrinhos não é feita só para crianças e não, não é literatura, por mais que o gênero esteja migrando das bancas para as livrarias já algum tempo, alcançando um público mais maduro, heterogêneo e com maior poder aquisitivo. Dito isto, podemos relaxar e defender a importância dos quadrinhos como forma de expressão artística, que nos trouxe autores como Maurício de Sousa, Ziraldo, Renato Canini, Laerte, Flávio Colin, Angeli e até Lourenço Mutarelli, que diz ter abandonado o gênero pela literatura. (...)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna RODAPÉ

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

> Vinícius de Morais. Segunda, dia 20, às 21h, a Livraria DaConde fará, no evento Ponte de Versos, uma homenagem a Vinícius de Moraes. Poetas como Tanussi Cardoso, Pedro Lago e Tavinho Paes, entre outros, lerão trechos de obras do poeta.

> Língua-solta. Estreia no Rio dia 22, no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal (3212-2550), o espetáculo "O Língua-Solta", de Miriam Halfim, dirigido por Xando Graça. O ator Isaac Bernat estará sozinho em cena na pele do cristão-novo Bento Teixeira, personagem que viveu em Pernambuco no início do século XVI e é considerado o primeiro poeta do Brasil, famoso pela erudição e pela língua afiada, que acabaram entregando-o à Inquisição.

> Arte e história da França. A Casa de Cultura Laura Alvim (Vieira Souto 160) abrigará segunda-feira, às 16h, o curso "Arte e História da França" com a professora Denise Guinle, formada em História da Arte pelo Museu do Louvre.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna NO PRELO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por Mànya Millen e Rachel Bertol


> O efeito Harry Potter. O impacto da série Harry Potter na formação de milhões de leitores é mais que sabido. O interesse pelas aventuras do bruxo criado pela escocesa J.K. Rowling, que se estenderam por sete volumes e geraram boas adaptações cinematográficas - a mais recente, "Harry Potter e o enigma do príncipe", estreou nos cinemas brasileiros esta semana - levou crianças e jovens do mundo inteiro a encarar a leitura como algo prazeroso e emocionante. O assunto é tão sério que, em setembro, a Unesco reunirá em Paris os tradutores que tornaram a série acessível em outras línguas para contar como foi a experiência (o Brasil estará representado por Lia Wyler, que traduziu os volumes para a Rocco). A Unesco pretende, com o apoio dos tradutores e leitores, redigir um documento para mostrar o efeito Harry Potter, desde o estímulo aos hábitos de leitura até a movimentação das editoras, passando pela interação entre os fãs na internet; as adaptações às culturas locais; a pirataria e, claro, a relação entre os livros e o cinema. Tudo para tentar entender o que fez do bruxo um personagem tão especial e único.

> Thalita Rebouças. Best-seller da literatura infanto-juvenil brasileira, Thalita Rebouças está comemorando dez anos de carreira. Para festejar a data, inicia neste fim de semana a turnê nacional de lançamento de seu décimo livro, "Fala sério, pai!". Hoje, às 18h, ela autografa o livro e conversa com os fãs na FNAC, no Barra Shopping. Amanhã, às 16h, ela repete a dose na Travessa de Ipanema. Com 350 mil exemplares vendidos, Thalita contará sua experiência de sucesso no curso "Literatura juvenil e mercado editorial", que acontecerá em agosto, no POP.

> França na ABL. Na próxima semana, entre os dias 20 e 23, a Academia Brasileira de Letras reunirá oito pensadores franceses atuantes em diversas áreas para participar do ciclo de palestras "A França volta ao Petit Trianon", coordenado por Cícero Sandroni, presidente da ABL. Didier Lamaison, Emmanuel Renault e Roger Chartier estão entre os convidados. As conferências serão abertas ao público e terão tradução simultânea. Informações em www.academia.org.br.

> Lisboa na França. Lançado há apenas dois meses na França, o romance "Sinfonia em branco", de Adriana Lisboa, já ganhou uma segunda edição. O livro, publicado aqui pela Rocco e lá pela Métalié, tem recebido críticas elogiosas e foi chamado pela revista "Elle" de "o romance mais envolvente da temporada".

> Salim na ABL. O escritor Salim Miguel faz uma dupla comemoração quinta-feira na Academia Brasileira de Letras (Presidente Wilson 203). Às 17h, recebe o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, e às 18h lança a coletânea "Melhores contos" (Global Editora).

> Para crianças. A Travessa do Shopping Leblon e a editora CosacNaify prepararam uma série de atividades para as crianças durante as férias escolares. Elas começam hoje, às 17h, com leitura de "Bill com limão", de Décio Pignatari e Daniel Bueno, e oficina de origamis.

Nenhum comentário: