sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mesa O avesso do realismo

Acabou agora a mesa O avesso do realismo com Atiq Rahimi e Bernardo Carvalho.

Eles começaram lendo trechos de seus romances. Atiq, de Syngué sabour: pedra de paciência; e Bernardo, de O filho da mãe.

Falaram em seguida sobre se existiria uma literatura nacionalizada, em como criar arte a partir de uma tristeza profunda, sobre o realismo em suas histórias e responderam perguntas da plateia.

Algumas frases da mesa:

Atiq: "Essa economia de palavras que eu faço e esse aspecto poético do livro, eu acho que fui influenciado, simplesmente. (...) O ritmo é muito importante porque a nossa cultural é oral. Existe um ritmo ligado a musicalidade".

"A palavra é errante e o escritor é condenado a ser errante e usar a palavra como elemento errante".

"eu, um afegão que nunca tinha viajado para a França antes, que não conhecia nada da civilização francesa, quando eu li Os miseráveis, eu entendi alguma coisa".

"A realidade serve como matéria-prima, então nós pegamos a realidade e a destruímos. A realidade para poder existir, ela precisa ser contada".

Bernardo: "Não acho que a literatura seja universal".

"Eu sou pela diferença. É importante que a gente se interesse por coisas estranhas, esquisitas, que não se relacionem com nosso universo".

"Nas artes têm coisas mais interessantes que os bons sentimentos".

"A realidade passa a conspirar a meu favor".

Nenhum comentário: