quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mesa sobre Verdades Inventadas começa daqui a pouco

Crédito da foto: blog Prosa OnLine

Às 15h, começa a mesa Verdades inventadas, com Tatiana Salem Levy, Arnaldo Bloch e Sérgio Rodrigues. A mediação é de Beatriz Resende.

Sérgio Rodrigues, em seu romance Elza, a garota, fala da história da jovem morta pelo partido comunista. Em Os irmãos Karamabloch, Arnaldo Bloch faz uso da história de sua família, fundadora da Rede Manchete, para compor um livro com traços de biografia, romance e memorialismo. Os mesmos elementos presentes em A chave de casa, romance de estreia e premiadíssimo de Tatiana Salem Levy.

Esse é o mote que une os três escritores nessa mesa.

Sérgio Rodrigues nasceu em Muriaé (MG), em 1962. Jornalista e crítico literário, é autor do blog Todoprosa. Estreou na literatura com o livro de contos O homem que matou o escritor (2000). Publicou em 2006 o romance As sementes de Flowerville e neste ano Elza, a garota.

Arnaldo Bloch nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Jornalista e escritor, foi repórter e redator na Revista Manchete de 1987 a 1993, quando passou a integrar a equipe do Jornal O Globo. Em 2007 publicou Os irmãos Karamabloch, em que fala das realizações e percalços de sua família. Já havia publicado Amanhã a loucura (em 1998) e Talk show (em 2000).

Tatiana Salem Levy nasceu em Lisboa, Portugal, em 1979. Com seu romance de estreia, A chave de casa, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Estreante e foi finalista do Jabuti, ambos em 2008. Tatiana também é autora de A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze e seus contos foram publicados nas coletâneas Paralelos (2004), 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura (2005) e Dicionário amoroso da língua portuguesa (2009).

Veja no blog Prosa online um pouco mais sobre o que há de "verdades inventadas" nos três romances.

2 comentários:

Leonardo Villa-Forte disse...

queria muito ter visto essa mesa!
pelas suas resenhas deu pra ter um gostinho. ainda bem que amanhã poderer ir! parabéns pela cobertura, ana! bjs

Ana Cristina Melo disse...

Leo,

realmente a mesa foi muito boa. A mesa com o Domingos Oliveira e o Rodrigo Lacerda também foi excelente.

Minha sorte é que estou de férias, assim consigo assistir a quase todas.

Hoje espero conseguir postar notícias das mesas a partir das 11.

Beijos
Ana