segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#1) - 11/07/2009

Desculpem as pílulas serem postadas apenas hoje. Compromissos literários e familiares me tomaram o fim de semana.

Vamos às pílulas dos cadernos literários de sábado. Começando pelo Caderno Prosa & Verso (Jornal O Globo).

!----------------------------------------------------!
!Caderno Prosa & Verso (O Globo). Sábado (11/07/2009)!
!----------------------------------------------------!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Jean Rouch em transe

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Miguel Conde


>>> Definido desde seu nascimento pela pretensão de capturar o real, o cinema documentário deve ao francês Jean Rouch (1917-2004) uma boa parcela da fecunda crise de identidade por que passa até hoje. Quando cineastas como os brasileiros Eduardo Coutinho e João Moreira Salles exploram em seus filmes as margens imprecisas entre realidade e ficção, estão seguindo uma trilha aberta nos anos 1950 por esse artista inquieto, que em seus filmes reinventou a linguagem, os propósitos e mesmo a definição do cinema documentário, tranformado por ele em "cine-transe". Uma revolução que os cariocas poderão conhecer melhor a partir do próximo sábado, dia 18, quando será aberta no Instituto Moreira Salles a maior retrospectiva já dedicada à obra de Rouch fora da França. (...)

%%% Para saber um pouquinho mais, alguns posts do blog Prosa OnLine:
- Programação de julho da mostra Jean Rouch no IMS
- O cinema de Jean Rouch por Consuelo Lins
- O cinema de Jean Rouch por João Moreira Salles

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Os pés sujos de Fraga
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por José Castello

>>> Alguém é poeta por ser vagabundo, ou vagabundo por ser poeta? A pergunta - traiçoeira - me chega pela boca de Evêmero, o protagonista de "Desabrigo" (José Olympio), novela que Antônio Fraga escreveu entre 1942 e 43. Poetas flutuam sobre as palavras; vagabundos vagam entre as contingências. Serão mesmo inseparáveis? Antes que eu me atreva a dar uma resposta, o personagem me atropela: "A resposta depende muito de quem faz a pergunta". Joga-me a dúvida na cara, me esbofeteia. E não é que qualquer resposta sirva. Ao contrário: minha resposta - qualquer resposta - só valerá se eu for capaz de sustentá-la.

Agarro-me a "Desabrigo", livro em que as figuras do poeta e do vagabundo se confundem. Um se alimenta do outro. Devoram-se. Retorno ao autor da maldita pergunta, o personagem Evêmero. Tem o mesmo nome do filósofo grego nascido em Messina, no ano 330 A.C. Para Evêmero, o filósofo, os deuses da mitologia não passavam de homens desprotegidos. Seres comuns e pequenos. O medo do efêmero lhes aumentou a estatura; os gregos precisavam acreditar em alguém. Para Fraga, poetas também não passam de miseráveis que nossa fome embeleza. (...)


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# A era da adolescência
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Alessandro Soler
* Livro conta como surgiu o mito do 'teenager' - e como ele mudou o capitalismo

>>> Entrevista com Jon Savage

A explorão de euforia e hedonismo pós-Segunda Guerra e a consolidação da cultura de massa (roqueira, televisiva) são frequentemente associadas à gênese da ideia da adolescência como a conhecemos. Mas a historia teen é mais antiga, remonta a décadas, até séculos antes que Little Boy fosse despejada sobre Hiroshima, pulverizando a antiga ordem mundial. Em "A criação da juventude - Como o conceito de teenage revolucionou o século XX" (Rocco, 558 páginas, R$ 84, tradução de Talita M. Rodrigues), o jornalista e escritor britânico Jon Savage faz um recorte dos 70 anos anteriores a 1945, nos quais se teria fermentado a visão contemporânea da juventude. Visão cujas raízes mais profundas, ele sustenta, estariam cravadas nas máximas rousseaunianas, do século XVIII, sobre o "momento crítico" entre infância e fase adulta. (...)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna RODAPÉ

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

> Saramago na ABL. O escritor português José Saramago é, desde quinta-feira, o mais novo sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras. O Nobel de Literatura de 1998 foi eleito com os votos de 28 acadêmicos para a vaga do escritor francês Maurice Druon, que morreu em abril.

> França no Brasil. Dia 14, às 17h30m, na Academia Brasileira de Letras (Presidente Wilson 203), Sergio Paulo Rouanet faz palestra sobre a "Recepção do pensamento e da literatura francesa no Brasil". Entrada Franca

> Billie Holiday. Dia 16, às 20h, o jornalista Roberto Muggiati fará palestra sobre a cantora Billie Holiday, cujos 50 anos de morte serão contemplados dia 17. A palestra "Lady sings the Blues" acontece no Espaço Telezoom (Dias Ferreira 78/301, 3435-1617).

> Dany-Robert Dufour. O Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para uma conferência com o filósofo francês Dany-Robert Dufour, que acontecerá em agosto. Dufour é professor da Universidade de Paris e autor de livros como "A arte de reduzir cabeças" e "O divino mercado" (lançados pela Companhia de Freud), este último o tema de sua palestra. Inscrições: 2286-6922.

> Novo prêmio. Embora o nome remeta à produção ficcional, o Prêmio Montreal de Literatura nasce para prestigiar livros relacionados à aplicação da tecnologia da informação. Poderão concorrer ao novo prêmio autores de "ensaios, tratados, pesquisas, textos acadêmicos, casos e experiências" que tenham sido publicados em livro no Brasil entre 1º de janeiro de 2008 e 31 de julho de 2009. As inscrições estão abertas até agosto e a premiação será em setembro, durante o Rio Info 2009. Informações: www.rioinfo.com.br

> Foto Rio 2009. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16, a partir das 19h, acontece no Oi Futuro (Dois de Dezembro 63) o Colóquio Internacional Foto + Vídeo + Arte Contemporânea, promovido pela Foto Rio 2009 e coordenado por Milton Guran. André Parente, Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, Maria Iovino, Milton Machado, Rosângela Rennó e Valentina Valentini estão entre os convidados.

> Bienal em Minas. Para a felicidade geral de editoras e leitores, os eventos literários continuam a mostrar vigor Brasil afora. Ainda nos preparativos para a Bienal do Livro do Rio, que acontece em setembro, a Fagga Eventos - realizadora da feira no Riocentro - anuncia a segunda edição da Bienal do Livro de Minas para 2010. A expectativa é que ela seja maior que em 2008, quando recebeu 90 autores em dezenas de atividades.

> Brasil colônia. Quarta-feira, às 15h, acontece no Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (2509-5107) a palestra "Resgate Barão do Rio Branco", que vai apresentar importantes documentos sobre o período colonial brasileiro pertencentes a arquivos da Europa e EUA. O encontro terá como palestrantes Esther Caldas Bertoletti, Kátia Jane de Souza Machado e Patrícia Moura de Siqueira.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna NO PRELO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por Mànya Millen e Rachel Bertol



> De Lima a Sophie. A obra de Sophie Calle, a artista plástica francesa que na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), encerrada no último domingo, participou de uma sessão pública de lavação de roupa com o ex-namorado Grégoire Bouillier, é tema de um dos artigos do site www.autofiction.org. Lançado este ano, é o primeiro site inteiramente dedicado ao que os franceses chamam de autoficção, escrita que mistura o ficcional com o autobiográfico. O site é dirigido pelos franceses Isabelle Grell e Arnaud Genon, mas tem colaboradores de todo o mundo. Entre eles uma brasileira, a escritora Luciana Hidalgo, que elaborou uma relação de autores de autoficção no Brasil. A lista inclui, entre outros, Silviano Santiago, Cristovão Tezza, Caio Fernando Abreu, Ana Cristina Cesar e Carlos Sussekind. Considerado por Luciana um dos pioneiros da autoficção no Brasil, ao lado de Raul Pompéia, Lima Barreto é analisado por ela num outro artigo escrito para o site.

> Edgar Morin na ABL. A Academia Brasileira de Letras receberá terça-feira, às 11h, o pensador francês Edgard Morin. Autor de mais de 30 livros, Morin falará sobre "O pensamento do Sul", conferência baseada na questão dos saberes fundamentais para a educação do futuro, um tema caro ao intelectual. A conferência, coordenada pelo acadêmico Candido Mendes, terá tradução simultânea. Informações: 3974-2500.

> Tim Winton. Além de confirmar presença no projeto Tarrafa Literária, que acontecerá em setembro, em Santos, o escritor australiano Tim Winton também participará da Bienal Internacional do Livro do Rio, no mesmo mês. Indicado a vários prêmios e ganhador de outros tantos, Winton é o autor do romance "Fôlego", lançado com grande sucesso pelo selo Argumento, da editora Paz e Terra.

> Prosa e poesia. Entre os próximos dias 13 e 17 a Estação das Letras, no Flamengo (3237-3947), abrigará cursos sobre a escrita em prosa e em poesia. O de prosa será conduzido por Bia Albernaz e o de poesia terá Paulo Henriques Britto, Antonio Carlos Secchin e Marcos Lucchesi.

> Mercado Editorial. Ainda na Estação das Letras a editora Maria Amélia Mello, da José Olympio, falará spobre o funcionamento da indústria do livro, desde o momento em que ele sai das mãos dos autores até chegar às prateleiras. O curso será no próximo sábado, dia 18, das 10h às 14h. Tel: 3237-3947.

Nenhum comentário: