segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 11/07/2009

Vamos às pílulas do Caderno Ideias (Jornal do Brasil) de sábado, que atrasou um pouquinho mais essa semana.

!----------------------------------------!
!Caderno Ideias (JB). Sábado (11/07/2009)!
!----------------------------------------!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Genealogia da crítica aristocrática
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Ensaios do italiano Ítalo Calvino iluminam a vida literária da segunda metade do século 20


> RIO - Publicados entre 1955 e 1980, antes, portanto, do póstumo Seis propostas para o próximo milênio, os imperdíveis ensaios literários de Ítalo Calvino se encontram finalmente traduzidos ao português e reunidos em Assunto encerrado. Por recobrirem um período crucial para as artes europeias, quando o vento da renovação soprava sobre o velho continente ainda tomado pela expiação e o luto, a coleção serve para iluminar a vida literária no período e esclarecer várias facetas da personalidade do ficcionista e crítico italiano. A ser levantada pelo leitor, a primeira e mais previsível das incógnitas vira pergunta na curta e incisiva “Apresentação”. Por que e para que o romancista escreve ensaios? Ao respondê-la, Calvino se adentra por um caminho que se bifurca, a fim de salientar, pela dupla negação de lugares comuns, a originalidade de sua presença atrevida e precursora na literatura da segunda metade do século passado. (...)

>>> Leia a matéria completa no site do JB.

>>> Leia também o complemento da matéria: Um ambientalista da literatura


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Sem alma nem qualidade
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Haron Gamal

* Romance da alemã Juli Zeh tem como base a filosofia de Friedrich Nietzsche

> RIO - Há uma passagem em A menina sem qualidades, de Juli Zeh, em que Alev, um estudante de 18 anos (meio egípcio, um quarto de sangue francês, cresceu na Alemanha, na Áustria, no Iraque, nos Estados Unidos e na Bósnia-Hezergovina) entra junto com Ada, uma menina de quinze anos – sua cúmplice – na sala de informática do colégio onde estudam, senta num boxe e grita: “Heil Hitler!”. (...)

>>> Leia a matéria completa no site do JB.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Enzensberger, o eterno provocador
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Marcelo Backes
* Escritor alemão se ocupa da vida e obra do polêmico chefe militar Kurt von Hammerstein

> RIO - Moxinifada? Ou colagem experimental? Hammerstein ou a obstinação, de Hans Magnus Enzensberger, não é romance heroico nem ensaio histórico, mas tem lá seu interesse. Enzensberger é da mesma geração de Günter Grass. Ambos estão entre os autores alemães mais divulgados depois de Thomas Mann. Enzensberger é, além disso, um dos escritores alemães mais multifacetados do pós-guerra: ensaísta de alta qualidade, organizador de livros, autor infanto-juvenil, dramaturgo, biógrafo, romancista e poeta. Na poesia, é autor de obras como A defesa dos lobos (1957) e O naufrágio do Titanic (1978), que voltaram a dar estatuto universal à poesia alemã, tanto em termos de qualidade quanto de divulgação. (...)

>>> Leia a matéria completa no site do JB.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Contos da cidade

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Wilson Martins


> Marques Rebelo teve com Oscarina, em 1931, uma das mais rumorosas estreias da literatura brasileira e, oito anos depois, passando do conto para o romance, parecia confirmar o que convencionalmente se espera na carreira dos ficcionistas, isto é, que evoluam das formas mais simples para as mais complexas (A estrela sobe [1939]. Rio: José Olympio, 2009). Da extrema-direita, com Plínio Salgado e Tristão de Athayde, à extrema-esquerda, com Jorge Amado e seus acólitos (ao tempo em que tais distinções significavam alguma coisa, todos concordaram em saudá-lo como uma grande revelação, tanto mais sensível quando as letras passavam por acentuado momento de marasmo, depois das grandes manifestações modernistas. (...)

>>> Leia a matéria completa no site do JB.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Porta de acesso a Joaquim Cardozo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Manoel Ricardo de Lima

* Edição do volume que reúne a poesia completa e a prosa do autor pernambucano peca por não trazer a identificação dos organizadores

> RIO - Foi publicado recentemente pela Nova Aguilar, numa parceria com a editora Massangana, na conhecida Série Brasileira da Biblioteca Luso-Brasileira, o volume intitulado Poesia completa e prosa de Joaquim Cardozo. (...)

>>> Leia a matéria completa no site do JB.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# Medo, o senhor das ações
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Marcelo Ambrosio

* Jornalista canadense explora mecanismo que governa decisões do homem, boas ou ruins

> RIO - É engraçado fazer a resenha de um livro como Risco: a ciência e a política do medo, do jornalista canadense Dan Gardner, a bordo de um avião, como é o caso. Afinal, um dos temas mais recorrentes nesse estudo é o da importância desse elemento na vida cotidiana e nos negócios, e todos conhecem de cor a estatística de segurança em torno da aviação civil. Como meio de transporte coletivo, endossa o autor, os aviões comerciais só perdem para os elevadores, porém quando algum incidente cuja explicação foge à lógica acontece, números e estatísticas deixam de ter peso na decisão sobre usar ou não o meio aéreo. Ainda acompanhando as investigações em torno do desastre com o Airbus A330 da Air France, essa discussão parece mais viva do que nunca. (...)


>>> Leia a matéria completa no site do JB.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
# coluna Informe Ideias
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Por Alvaro Costa e Silva, com Juliana Krapp

> Lá no sul. Passada a Flip (graças a Deus), as atenções do mundinho voltam-se para a 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, de 24 a 28 de agosto. O tema, amplo, vai abordar as relações entre arte e tecnologia. O autor homenageado será Pedro Bandeira, que se dedica ao gênero infanto-juvenil com enorme sucesso - tem 70 títulos publicados e já vendeu cerca de 20 milhões de exemplares. Já foram confirmados pela organização os nomes de Pierre Lévy, Fernando Molica, Clarah Averbuck, Dorota Maslowska, Beatriz Sarlo, Fernando Bonassi e Nélida Piñon, entre outros.

> Na sequência. Logo depois será a vez da Bienal do Livro do Rio, entre os dias 10 e 20 de setembro. E vem mais por aí: será realizada, no ano que vem, a segunda edição da Bienal do Livro de Minas. O lançamento oficial será na terça-feira, em Belo Horizonte, onde serão apresentadas as novidades do evento que deve ganhar proporções ainda maiores que em 2008.

> Curso sobre livro. Como funciona a indústria do livro e o mercado editorial? O que significa ser autor hoje? Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter um livro publicado e lido? Estas são algumas questões presentes no curso destinado a profissionais da indústria do livro e escritores, a cargo de Maria Amélia Mello, da José Olympio, a realizar-se no próximo sábado, das 10h às 14h, na Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo). Informações e inscrições no telefone 3237-3947.

> Caio F. A jornalista Paula Dip autografa quarta, às 19h, na Argumento, a biografia de Caio Fernando Abreu Para sempre teu, Caio F. Paula reuniu cartas, bilhetes e otras cositas más que dividiu com o escritor, além de depoimentos, entre os quais os de Cazuza e Ney Matogrosso.

> Lady Day, 50. Na sexta completam-se 50 anos da morte de Billie Holiday. Para lembrar a data, o jornalista Roberto Muggiati fala no Espaço Telezoom (Rua Dias Ferreira, 78/301, no Leblon), contando desde a infância pobre da cantora em Baltimore até a glória nos palcos e a ruína por causa das drogas.

> Os craques. No livro Craques do futebol, o jornalista francês Bernard Morlino selecionou mais de 100 fotos para falar dos virtuoses, arquitetos, rebeldes, atiradores - assim são classificados, respectivamente, Pelé, Tostão, Sócrates e Ronaldo. Ao todo foram escolhidos 88 jogadores de todo o mundo (em particular, a França).

> Livro do Baixinho. O jornalista Marcus Vinícius reúne convidados para o lançamento do livro Romário, no dia 20, às 19h, na Travessa do Shopping Leblon. A obra é uma biografia autorizada e reúne 98 depoimentos de pessoas que viveram ao lado do craque, da infância ao fim da carreira como jogador de futebol. Familiares, amigos, atletas, técnicos e dirigentes contam um pouco da trajetória de um dos principais nomes do futebol mundial. Romário é presença confirmada na noite de autógrafos que marca, também, o lançamento do seu novo site oficial: www.romario11.com.br.

> Bento Teixeira. A peça O língua solta, de Miriam Halfim, que estreia no dia 22 no Centro Cultural da Justiça Federal, será publicada em livro pela editora Réptil. Será um monólogo sobre as peripécias do primeiro poeta brasileiro, Bento Teixeira, autor de Prosopopéia (1601).

> Cavalgada. Henrique Berardinelli sonhava ser fazendeiro mesmo morando em Copacabana. O motivo, sua paixão por cavalos, narrada no livro Entre cavalos e amigos, cujo lançamento será terça, às 19h, na Argumento.

> Nabokov na Playboy. A Playboy adquiriu os direitos de um trecho de The original of Laura, o romance inacabado de Vladimir Nabokov. A edição americana da revista vai trazer o excerto em dezembro, uma semana antes de o livro chegar às livrarias. O investimento (a Playboy nunca antes havia pago valor tão alto por 5 mil caracteres) é justificável pela relação de Nabokov com a revista. Em 1969, o escritor publicou lá um trecho de Ada. Em 64, deu uma longa entrevista à publicação, na qual afirmou não ter se arrependido de criar Lolita ("Há um estranho e terno feitiço naquela ninfeta mística"). The original of Laura conta a história de um homem enfeitiçado por sua mulher promíscua.

> Olha o Gaiman aí. A Rocco adquiriu os direitos de tradução no Brasil do mais recente romance do escritor britânico Neil Gaiman, recordista de autógrafos na Flip do ano passado. The graveyard book conta a história de um garoto que mora num cemitério e é criado por fantasmas. O livro está há 37 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times. A editora tem ainda dois outros livros infantis do autor no prelo: The dangerous alphabet e The blueberry girl.

> Campus. Segunda, às 18h, no auditório RAV 112 da Uerj, Marcos Siscar apresenta a palestra "O teatro da intimidade em Ana Cristina Cesar".

> Inscrições abertas na Biblioteca Nacional para cursos como "Memória e tempo na literatura infantil".

> Também está aberto o 1º Concurso de Ilustrações da Livraria (www.livrariadavila.com.br).

Nenhum comentário: