domingo, 14 de junho de 2009

Pílulas dos cadernos literários - 13/06/2009

Vamos às pílulas dos cadernos literários de ontem (transcrições na íntegra de algumas matérias selecionadas por mim).

Percebi que várias matérias do Caderno Ideias (JB) são publicadas online. Então, a partir das pílulas de hoje, reorganizarei o caderno para vocês. Assim, serão mais do que pílulas, serão as referências de todas as matérias que saíram, com seus links para leitura online. Assim, para quem está longe do Rio pode saber o que rolou nos suplementos literários daqui.

E quanto ao Prosa & Verso (O Globo), normalmente eles só publicam uma reportagem na íntegra. Essa eu colocarei o link. As outras, colocarei o início, ou se gostar muito, transcreverei tudo em posts separados. É o que acontece hoje com a matéria sobre o próximo livro do Rodrigo Lacerda. Uma ótima matéria em que ficamos cheios de vontade de ler seu romance Outra vida, principalmente depois do sucesso do ótimo O fazedor de velhos.

Transcreverei também a coluna de José Castello, sempre especial, na qual ele fala do novo romance de Gustavo Bernado: Monte Verità.

--------------------------------------------------
Caderno Prosa & Verso (O Globo) – Sábado (13/06/2009)
--------------------------------------------------

Coluna No Prelo (por Mànya Millen e Rachel Bertol)

- Letras indígenas na ABL!
Os autores indígenas presentes no Rio para participar do 6º Encontro de Escritores e Autores Indígenas, no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, também terão um encontro, aberto ao público, com imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta segunda-feira, às 17h. (...)

- Dramaturgias
O projeto "Dramaturgias", do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que existe há oito anos em São Paulo, estreia no Rio quarta-feira, 17, às 18h30m, com leitura da peça "Lulu", adaptação do francês Jean-Luc Lagarce para o texto de Frank Wedekind, sob a direção de Marcelo Olinto e Bel Garcia. (...) O CCBB fica na Primeiro de Março 66 (3808-2020).


- Infanto-juvenis em debate
A discussão acontecerá entre especialistas, mas o público está mais do que convidado a participar do debate que a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) promoverá dia 18, das 9h às 17h, no 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Nomes consagrados como Pedro Bandeira, Luiz Antonio Aguiar e Rosa Amanda Strausz, entre outros, estarão conversando sobre os bastidores de seu ofício.


Matéria de capa: As duas vidas de Catherine M. (por Helena Celestino)

Depois de expor em detalhes sua vida sexual, crítica francesa, que estará em Paraty, narra o inferno do ciúme

>> A parte inicial da matéria e a entrevista com Catherine Millet foi publicada no blog do caderno.

Matéria: Um mar de livros (por Mànya Millen)
Festejando 40 anos de literatura, Ana Maria Machado lança primeira coletânea de poesias

>> A matéria e a entrevista completa com Ana Maria Machado, além de alguns poemas foram publicados no blog do caderno. Link dos poemas.

Matéria: Despojamento de um autor (por Rachel Bertol)

Rodrigo Lacerda lança romance sobre desilusão amorosa, em que fez esforço para não julgar personagens.

>> A matéria completa transcreverei no próximo post.

Coluna de José Castello

A bofetada metafísica

>> A matéria completa transcreverei no próximo post.

--------------------------------------------------
Caderno Ideias (JB) – Sábado (13/06/2009)
--------------------------------------------------

Matéria de capa (por Alvaro Costa e Silva)

- Exagerado!
Com 'Pornopopéia', Reinaldo Moraes retorna ao romance depois de 24 anos e ensina o pulo do gato original e abusado que deve ter toda literatura

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Reinaldo Moraes retorna ao romance depois de 24 anos).

Coluna Informe Ideias (Por Alvaro Costa e Silva, com Juliana Krapp)

- Promete
É genial a primeira frase do novo romance de Luis Fernando Verissimo, Os espiões, cujo primeiro capítulo está no número 4 da revista Granta em português.Verissimo que já fizera também uma também paródica abertura ("Me chame de Ismael e não atenderei") agora sai-se com esta: "Formei-me em letras e na bebida busco esquecer".

- Romance por Torres
O escritor Antonio Torres ministra o curso em quatro aulas "Para gostar de ler (e escrever) romance", na Casa do Saber, todas as terças de julho, das 19h às 22h. "No século 20" — apresenta Torres — "o romance teve sua estrutura virada pelo avesso, a partir das inovações formais e estilísticas introduzidas por James Joyce. Depois de todas as experimentações que sofreu daí em diante, e já com sua morte tantas vezes anunciada, afinal, qual o romance que se quer ler (ou escrever) hoje? Apenas uma velha e boa história bem contada?". Informações e inscrições no telefone 2227-2237, no e-mail inforio@casadosaber.com.br ou no site <http://www.casadosaber.com.br/>.

- 90-00
Sai no Peru, no fim de julho, pela Ediciones Copé, a coletânea 90-00 — cuentos brasileños contemporáneos. Organizada por Nelson de Oliveira e Maria Alzira Brum Lemos, traz textos de 21 autores contemporâneos, como Ademir Assunção, Veronica Stigger, Paulo Scott, Joca Reiners Terron, Barbão e Andréa Del Fuego.

- Campus
Segunda, às 17h, na ABL, começa o I Colóquio de Tradição Oral e Literatura Brasileira. Na Fundação Eva Klabin, estreia o curso de Cláudia Calirman, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, sobre arte contemporânea.

Terça, às 17h30, na ABL, palestra de Leonardo Fróes sobre "John Milton".

Quinta, às 14h30, na Casa de Rui Barbosa, Beatriz Kushnir ministra a palestra "Lampião da Esquina: em exercício de geração".

No próximo sábado, das 10h às 13h, o Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro apresenta a mesa-redonda "O silêncio nos primórdios da vida psíquica".

Inscrições prorrogadas até segunda para as bolsas da Biblioteca Nacional.

Literatura Brasileira (por Ronaldo Bressane)

- Famoso também é gente
Saiu o Inverdades, do André Sant'Anna, o gênio da burrice. Mestre em pegar assuntos complexos e ir reduzindo à migalha, André tricota personagens até se transformarem em estereótipos, estereótipos se tornarem signos, signos virarem meros ritmos. (...)

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Contos de André Sant'Anna devolvem a condição de reais aos famosos).

Especial

- Conto inédito de Antônio Fraga
Antônio Fraga volta mais uma vez. Desta, espera-se, para ficar. Um volume da coleção Sabor Literário, que a editora José Olympio está mandando para as livrarias. (...)

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Coletânea reúne a mítica 'Desabrigo' e novelas de Antônio Fraga).

Poesia (por Sebastião Edson Macedo)

- Quando Pessoa assina Pessoa
Volume reúne textos que o português escreveu em seus últimos cinco anos de vida
A famosa arca dos originais de Fernando Pessoa (cujo nascimento complewta hoje 121 anos) não cessa de nos surpreender. (...)

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Volume reúne inéditos de Fernando Pessoa).

Ditadura (por Rodrigo de Almeida)

- O pesadelo no porão do Brasil
O diário do frade dominicano Fernando de Britto, prisioneiro dos militares, narra uma situação asfixiante
Um dos mais asfixiantes pesadelos do escritor Primo Levi, em Auschwitz, era voltar para casa e não encontrar quem acreditasse no horror do que tinha a contar. (...)

>> A matéria completa pode ser lida no site do JB (Frei Betto revela o diário do frade dominicano Fernando de Britto).

Nenhum comentário: