domingo, 5 de julho de 2009

Título "As meninas" cria mal-estar entre Maitê Proença e Lygia Fagundes

A peça de Maitê Proença que estreou sexta-feira no Teatro Laura Alvim, no Rio, causou muito ruído, não por ter recebido boas ou más críticas, mas por ter sido lançada com o título "As meninas", o mesmo nome do romance de Lygia Fagundes Telles que há pouco foi relançado pela Companhia das Letras.

Quando Lygia soube da coincidência, falou com Maitê, que prometeu mudar o nome da peça. Mas, na semana passada, quando soube que o nome havia sido mantido, Lygia chegou a dizer que iria à Justiça contra a atriz. O problema todo não estava exatamente no título, mas na preocupação de prejudicar a adaptação de seu romance que Lygia também fará para o teatro e está prevista para novembro.

Mas parece que os ânimos esfriaram, e tudo está em paz. Maitê, por problemas burocráticos, não conseguiu mudar o nome, e tentou avisar Lygia a respeito.

Sinceramente acho que não era para tanto. Foi uma infeliz coincidência, a estreia da peça acontecer tão próximo ao relançamento do livro. Mas não creio que houve malícia, ainda mais com um nome tão comum.

Para saber um pouco mais, leia a matéria "Lygia Fagundes desiste de processo", de Ubiratan Brasil e Roberta Pennafort, publicada no Estadão.

Um comentário:

Paulo Abreu disse...

demonstrativo das qualidades de oportunista que faz tudo para facturar uns tostões como o vídeo que acabou de fazer sobre Portugal e os portugueses, e Portugal é só o mais antigo pais do mundo com fronteiras defenidas e isso deve-se á bravura dos Portugueses, de quem os brasileiros herdaram 70 do sangue, que tenhem.
essa senhora deprimente é capaz de tudo , como estas noticias comprovam.
julga ela que um pedido de desculpas , vai resolver, muito enganado inculto e energumeno especime, foi imperdoavel.