domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães


Sexta-feira eu chorei, muito. Nada anormal, diria meu filho de 11 anos. Sou manteiga derretida. Por que chorei? Porque minha filha de 4 anos cantou, dançou e sorriu para mim, na tradicional homenagem do Dia das Mães feita na escola.

Talvez alguns não entendam porque o motivo das lágrimas, que em nada há de tristeza.

São apenas lembranças líquidas do momento em que esses anjinhos eram parte de nós, dentro de uma barriga que de repente se torna aparente, nos tornando únicas, privilegiadas, poderosas.

São lembranças da primeira visão daquele bebê, do primeiro sorriso, da cabecinha que ganha equilíbrio, enquanto o corpo ainda não consegue sair do lugar.

São lembranças daquele gatinho ou gatinha que não tem pelos, mas excesso de mãos e sorrisos. E que explora os cantinhos, vai aprendendo a conquistar seu espaço, enquanto nós desaprendemos o que é relaxar.

São lembranças dos primeiros passos, das gargalhadas que contagiam e que incentivamos quando percebemos como consegui-la.

São lembranças e pedidos a Deus para que nos ajude a guardar essas lembranças na forma de um amor que nunca acabe, pois assim não sofreremos ao vê-los crescer, ao não vê-los mais dançarem para nós.


E nessas horas, busco as lágrimas de minha mãe, quando era eu a dançar e sorrir para ela. Quando era eu a desenhar rosas e escrever declarações de amor. Não lembro se ela chorava. Vou perguntar-lhe, quando estivermos juntas daqui a pouco, reunindo 3 gerações entrelaçadas por esse amor.

Mas o que me vem agora é a música que ela me cantava, e eu cantei para ela, e já cantei para meus filhos, e até hoje nunca esqueci.


Assim, para comemorar o Dia das Mães, para nós que somos mães, para nós que somos filhos, divido a letra com vocês. E para quem conhecer a música, proponho pegar a letra, relembrar a melodia e, no dia de hoje, apenas cantar para as suas flores especiais.



Feliz Dia das Mães


-------------------------
Flor Mamãe
(Júlio Louzada / Jorge Gonçalves)

Andei por todos os jardins
Procurando uma flor pra te ofertar
Em lugar algum eu encontrei
A flor... perfeita pra te dar

Ninguem sabia onde estava
Essa flor mimosa perfeição
Ela se chama flor mamãe
E só nasce no jardim do coração

Enfeita, nossos sonhos
Perfuma, nossa ilusão
Flor divina, que eu suponho
Faz milagres em oração

Nesse dia, de carinho
Quero sentir lá no peito
Inebriando minha alma
Flor mamãe, amor perfeito

Um comentário:

Fatima Cristina disse...

Oi Ana Cristina,
Feliz Dia das Mães para você também!
Abraços,
Fatima