terça-feira, 19 de maio de 2009

Rascunho: trecho do artigo de Luiz Antonio de Assis Brasil

Continuando a divulgar as boas matérias do Jornal Rascunho desse mês, reproduzo abaixo um pequeno trecho escrito por Luiz Antonio de Assis Brasil em seu artigo “Escrever, todos escrevem”.

Me fez lembrar uma frase dita pelo Luiz Ruffato no workshop que fiz com ele, na última sexta. Ele disse que precisamos escrever com o corpo. Usar nossos sentidos. Ensinamento que não vou esquecer.

Mas vamos ao trecho do Luiz Antonio (o grifo é meu):

“Embalado nessas ideias, pode-se pensar que sim, todos escrevem; é preciso, entretanto, reiterar que escrever literatura não é desabafar – que culpa tem o leitor pelos nossos problemas? --, nem é uma forma de ascender socialmente e, muito menos, de ganhar dinheiro. Escreve-se porque é uma necessidade, porque se tem o que dizer, porque não se pode viver com isso. Escreve-se com a emoção, sim, mas é a emoção filtrada pela razão. Sozinho, o sentimento não escreve nada; é necessário que esse sentimento seja, antes de tudo, literatura. E só será literatura se contiver qualidade estética. E qualidade estética não se herda pelos genes; adquire-se com o tempo, com as leituras, com as vivências, com o escrever e, em especial, com o reescrever.

(...)

“Escrever literatura não é tarefa para fim de semana ou para as férias. Nem para enfeitar currículo.”

“Todos rabiscam uma paisagem sobre um guardanapo de papel. Até eu. Ser pintor é outra coisa.”

Nenhum comentário: