domingo, 17 de maio de 2009

Livro é devolvido com 145 anos de atraso

Quando começamos a escrever ficção, uma imagem, uma palavra ou mesmo uma frase podem nos acender uma ideia. Eu sou assim. Meu caderninho é cheio dessas matérias-primas. Mas, às vezes, nos aparecem uma história interessantíssima que já abre a vontade de escrever algo. Não exatamente igual à história original, mas criando sobre o que há de inovador nela.

Foi isso que pensei ao ler a matéria que saiu hoje, no Planeta Bizarro, do Portal G1.com.

A notícia: um livro foi devolvido com 145 anos de atraso à biblioteca de uma faculdade da Virgínia, nos Estados Unidos. A obra tinha sido retirada por um soldado, em 1964, que, de acordo com a notícia, pensara que ele pertencia ao Instituto Militar da Virgínia, que era ao lado da antiga Universidade de Washington. Ocorre que essa biblioteca acabou queimada pouco depois. A história está com algumas pontas soltas, mas, sinceramente, nesse momento, acho que o que menos importa é o motivo pelo qual esse soldado não devolveu o livro.

O que tem de melhor na história é que os herdeiros repassaram o livro a um técnico de handebol que decidiu devolvê-lo à biblioteca. Ainda bem que não lhe cobraram a multa de cerca de 52 mil dólares.

A obra é um volume da "História da Guerra na Península e no Sul da França", escrita por William Francis Napier.

Para ler a matéria, na íntegra, acesse o site do Planeta Bizarro.

Nenhum comentário: