quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nada de canetas, livros como brindes

Sou a favor de qualquer iniciativa que incentive a leitura. Sem preconceitos. Claro que em alguns casos vem em primeiro lugar o lucro, mas que assim seja, desde que se esteja semeando o bichinho-da-leitura.

No último dia 19 saiu no PublishNews uma matéria sobre uma dessas iniciativas, promovida pela Editora Saraiva, que está produzindo livros em tiragens limitadas e exclusivas que podem ser personalizados e distribuídos por empresas como brinde para clientes, fornecedores ou colaboradores. Os Projetos Especiais Saraiva permitem a personalização de qualquer título da própria Editora ou de outro selo do grupo -- Atual, Formato, ARX e Caramelo.

Veja a matéria completa:

"Livros como brindes personalizados
Publishnews - 19/05/2009 - por Redação

A Editora Saraiva está oferecendo às empresas uma ferramenta para tornar a sua marca ainda mais poderosa. Através de sua área de Projetos Especiais, a empresa está produzindo livros em tiragens limitadas e exclusivas que podem ser personalizados e distribuídos como brinde para clientes, fornecedores ou colaboradores. Seu catálogo está à disposição das empresas que queiram adicionar a sua marca a um brinde original, como afirma o coordenador da área na Saraiva, Antonio Tocca. “O livro é um brinde duradouro”, acrescentou. Os Projetos Especiais Saraiva permitem a personalização de qualquer título da própria Editora ou de outro selo do grupo – Atual, Formato, ARX e Caramelo. É possível, por exemplo, incluir o logotipo da empresa, inserir textos e capítulos exclusivos para a edição contratada, selecionar conteúdo ou mesmo compactar o livro original.

Nas encomendas acima de mil exemplares, a empresa ainda pode personalizar a capa ou sobrecapa, colocando o seu logo ou uma mensagem do presidente. “É uma oportunidade para criar livros sob medida, com a cara e a marca da empresa, e ao mesmo tempo fugir do brinde convencional”, resume Tocca. O setor de brindes movimentou cerca de R$ 6,3 bilhões no Brasil em 2008, valor que representa um crescimento de 5% em relação a 2007, de acordo com os organizadores da Expo Bríndice, uma das principais feiras desse segmento no País – e na América Latina. No ranking das ferramentas de mídia utilizadas pelo mercado publicitário, os brindes ocupam a terceira colocação, como mostra o livro A terceira mídia, de Henry James Salomon (Editora Saraiva; 2008). Segundo o autor, os presentes e os brindes promocionais, quando bem empregados, podem ter um efeito incrível no processo de construção de uma marca, ajudando a consolidar relações comerciais."

Um comentário:

Mário Marinato disse...

Um escritor cujo blog eu leio, o Alex Castro, diz que a leitura no Brasil vai aumentar muito quando as garotas boazudas passarem a mostrar interesse pelos caras que lêem.

- Puuuxa, você está lendo Cervantes!

Nesse dia, diz eles, as quadras de esportas ficarão às moscas.