sábado, 23 de maio de 2009

Literatura no cinema e teatro

Estreiou ontem nos cinemas de todo o país o filme Budapeste, adaptação de Walter Carvalho ao romance homônimo de Chico Buarque.

O livro, e o filme, claro, trata de um ghost-writer que escreve nas sombras para que outro receba o mérito por seu trabalho.

Costa é o ghost-writer interpretado nas telonas por Leonardo Medeiros. Ele é casado com Vanda, uma apresentadora de TV, interpretada por Giovanna Antonelli. O espelho entre ele que vive nas sombras e ela que vive exposta. Costa vai à Hungria participar de um congresso de escritores anônimos e se apaixona por Krista, vivido pela húngara Gabriella Hámori. Não é só a mulher que lhe atrai, mas o idioma. Lá ele se torna Kósta.

Eu não li o livro e nem gosto muito de assistir a uma adaptação antes de ler o original, mas acho que vou abrir uma exceção.

Já no teatro, para quem estiver em São Paulo, Fernanda Montenegro estreia peça no Sesc Consolação, vivendo a escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986).

A peça que, na realidade, é um monólogo, chama-se "Viver Sem Tempos Mortos" e é uma compilação do pensamento da filósofa. O mote do espetáculo é a correspondência que ela trocou com o também filósofo Jean-Paul Sartre, seu companheiro.

Fernanda se apresenta sozinha no palco, sem recursos materiais. Não usa os turbantes como é visto em algumas fotografias de Simone, nem faz uso dos trejeitos da francesa.

O teatro do Sesc Consolação fica na Rua Dr. Vila Nova, 245, na V. Buarque. Contato: (11) 3234-3000. Fica em cartaz até o dia 28/6.

Nenhum comentário: