terça-feira, 26 de maio de 2009

Pílulas dos cadernos literários - 23/05/2009

Atrasei um pouquinho as "pílulas" dessa semana, mas é que o tempo anda cada vez mais curto.
Para quem não viu o último post, as pílulas dos cadernos literários são transcrições na íntegra de algumas matérias que eu selecionei que saíram nos cadernos de sábado.

--------------------------------------------------
Caderno Prosa & Verso (O Globo) – Sábado (23/05/2009)
--------------------------------------------------

Coluna No Prelo (por Mànya Millen e Rachel Bertol)

- João Cândido inédito
Nas próximas semanas, a Paz e Terra lança nova edição de "A Revolta da Chibata", publicado há meio século pelo jornalista Edmar Morel. A reedição, organizada pelo historiador Marco Morel, neto do jornalista, tem como anexo o diário (inédito em livro) de João Cândido, o líder da revolta que abalou os alicerces da Marinha brasileira há quase cem anos, em 1910. O anexo se baseia em texto publicado em 12 edições do jornal "Gazeta de Notícias", do Rio, entre 1912 e 1913, com o título "Memórias de João Cândido, o marinheiro". Trechos do texto foram publicados este mês pela "Revista de História da Biblioteca Nacional", que promove, na terça-feira, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (Rua México s/nº), um debate sobre o tema. Morel, pesquisador da Uerj, falará do trabalho ao lado de Alvaro Nascimento, historiador da UFRRJ. Em casa, o jornalista tem pronto outro inédito, o livro fotobiográfico "João Cândido e a luta pelos direitos humanos", encomendado pela Fundação Banco do Brasil, numa parceria com a Petrobras. Enquanto não sai em papel, pode ser acessado em www.projetomemoria.art.br.


- Bolsas de pesquisa
A Fundação Biblioteca Nacional divulgou nesta semana editais de três bolsas de pesquisa: "Programa Nacional de Apoio à Pesquisa", "Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros" e "Bolsas para Autores com Obras em Fase de Conclusão". Elas contemplam doutores, mestres, pós-graduandos, graduandos e escritores. Os projetos devem ser enviados até 12 de junho. Os editais estão disponíveis para download em www.bn.br.


- No Prosa OnLine
Na quarta, o blog publica um conto inédito de
Lucia Bettencourt.

Coluna Rodapé

- Pensar a Imprensa
A
Casa de Rui Barbosa (São Clemente 134) promove dia 28, às 14h30m, dentro da série Pensar a Imprensa, a palestra "Do fato à ficção: escritores jornalistas no Brasil", com a jornalista, professora e escritora Cristiane Costa.

- Casa Poema
A Casa Poema (Paulino Fernandes 15), da atriz e poeta Elisa Lucinda, abre nova temporada de cursos. São quatro, com destaque para o Workshop de Poesia Falada, comandado por Elisa, entre os dias 25 e 28, das 19h às 22h. A Casa Poema também oferece aulas sobre a nova ortografia e atividades para crianças. Tel: (21) 2286-5976


- Troca de Livros
No próximo sábado, dia 30, a partir das 10h30m, acontece a troca de livros da Estação das Letras (Marquês de Abrantes 177), com a participação de Luis Raul Machado.

Obs: Saiu publicado nesse Caderno Prosa & Verso uma matéria maravilhosa com Lygia Fagundes Telles. Como o texto não fica disponível online pelo site do Globo, farei a digitação do mesmo e postarei até o próximo final de semana.

--------------------------------------------------
Caderno Ideias (JB) – Sábado (23/05/2009)
--------------------------------------------------

Coluna Informe Ideias (Por Alvaro Costa e Silva, com Juliana Krapp)

- Livro para Berlusconi
Durante a visita a Madri esta semana, o escritor italiano Umberto Eco ouviu dos jornalistas a pergunta: "Que livro daria de presente ao Berlusconi?". Respondeu que "nenhum", uma vez qu e o primeiro-ministro italiano já assumiu que não lê. Mas, em súbita inspiração, tratou de emendar: "Lolita".

- Eco no Brasil
Por falar no autor de O nome da Rosa, em setembro ele virá ao Brasil, a convite do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação, para participar do seminário "Transformações da midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências", a realizar-se em Japaratinga, Alagoas. Eco vai fazer a conferência inaugural, no dia 28.


Nenhum comentário: