domingo, 13 de setembro de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 12/09/2009

O caderno Prosa & Verso (Jornal O Globo) de ontem trouxe na matéria de capa uma pesquisa que mostra que 47% dos cariocas nâo têm o hábito de ler livros. A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS).

Não se discute a eficiência de uma amostragem, mas, sinceramente, uma pesquisa que entrevista 600 moradores de toda a região da cidade, não me parece que vá representar toda a população carioca.

Se há um percentual tão grande que reclama do preço dos livros, provavelmente boa parte dessa fatia não pode se dar ao luxo de comprar um livro. Não estou defendendo os preços praticados, mas vamos raciocinar: quantos são os que não podem gastar R$ 25,00 (em média) a cada dois meses, pelo menos, para comprar um livro? Quem gosta de ler, pode até não ter dinheiro para comprar livro todo mês, mas ele compra, de uma forma ou de outra, pega emprestado, busca livros em promoção.

Vou além. Se há tanta gente que não gosta de ler, então como se explicam os milhões de livros vendidos do Harry Potter, Crepúsculo, Diário da Princesa, Código da Vinci, O livreiro (e todo o resto) de Kabul, entre tantos outros? Como se explica a multidão que invade a Bienal e os auditórios da feira? Como se explica a quantidade de pessoas que abrem livros nos ônibus, no metrô?

Por curiosidade, leiam a matéria do Prosa online, sobre a palestra de Bernard Cornwell, no Café Literário, ocorrida sexta-feira. Ele é autor de mais de 40 livros e conseguiu ser recebido como um pop-star na Bienal. Lotou os 390 lugares do Auditório Euclides da Cunha. A fila para conseguir autógrafos começou a ser formada após a abertura dos portões, às 9h da manhã! Vocês têm noção do que é isso? É amor pela Literatura. Há uma comunidade no Orkut dedicada a ele com 7 mil leitores brasileiros. Eu nunca li um livro dele, mas sabe o que aprecio: essa capacidade de despertar esse amor, despertar esse interesse, que em nada é mostrado nessas pesquisas.

Ainda acho que precisamos de menos pesquisas e mais ação. Mais divulgação. Mais incentivo principalmente à literatura brasileira. Posso apostar que não há resenhas de livros nos jornais voltados ao público de menor poder aquisitivo. Desses que se compram a R$ 0,50 a edição. Se alguém tiver acesso a eles, diga se ganhei ou perdi a aposta. Busque o percentual de resenhas nos cadernos literários. Há dias em que há mais resenhas de estrangeiros do que de nacionais.

Por isso fiquei tão feliz com o Prosa & Verso dessa semana. José Castello resenhou o primeiro romance de José Eduardo Agualusa. É estrangeiro? Sim, pois ele é angolano, mas é autor da nossa língua. Pelo menos isso. Beatriz Resende resenhou o romance de estreia de Carol Bensimon (Sinuca embaixo d'água). E Cristiane Brasileiro resenhou o romance, também de estreia, de Claudia Lage. Diga-se de passagem, o excelente e maravilhoso romance Mundos de Eufrásia.

Não podia ter ficado mais feliz. Língua portuguesa 3 x 0. E uma curiosidade. Todos os romances são de estreia, não de autores estreantes, mas de autores que se enveredam pela primeira vez no gênero do romance.

Aliás, se quiserem saber mais sobre os romances de Carol Bensimon e Claudia Lage, deem uma passadinha no Sobrecapa e confiram a divulgação sobre eles.

Parte da matéria sobre a pesquisa dos livros pode ser acompanhada no próprio blog do Prosa online. As resenhas eu vou digitar e publicar para vocês. Isso vai me custar o tempo em que trabalharia no meu próprio romance, mas vale a pena. É a minha forma de dizer obrigada por essa grande divulgação da literatura brasileira.

# Desafios da leitura
Em tempo de Bienal, pesquisa mostra que 47% dos cariocas não têm o hábito de ler livros
( Leia mais )


---> O complemento da matéria postarei aqui no Canastra.

# O crítico aprendiz
Resenha do livro "A conjura" de José Eduardo Agualusa, escrita por José Castello


---> Aguarde texto da Resenha que será publicada aqui no Canastra.

# Personagens num beco sem saída
Com narrativa segura e sensível, Carol Bensimon constrói romance sobre perdas
Resenha escrita por Beatriz Resende

---> Aguarde texto da Resenha que será publicada aqui no Canastra.

# Uma parceria amorosa
Romance de Claudia Lage renova as relações entre literatura e História
Resenha escrita por Cristiane Brasileiro

---> Aguarde texto da Resenha que será publicada aqui no Canastra.

Nenhum comentário: