quinta-feira, 11 de março de 2010

O mundo literário em ação

1) “Assim como divulgamos refrigerantes e outros produtos, precisamos também divulgar a nossa literatura infantil. A vida do indivíduo começa com a leitura desde a sua mais tenra idade”.

Essa frase poderia ter sido dita por qualquer escritor brasileiro, pois sofremos do mesmo mal. Mas foi dita por Kanguimbo Ananás, uma escritora angolana que proclama a divulgação da literatura infantil.

Leia matéria publicada no site Angop (Agência AngolaPress).

2) Por outro lado, há um grupo especial que está se mexendo para levar a literatura aos brasileiros. E sabemos que os eventos literários são importantíssimos para isso. Assim, é com alegria que recebemos a notícia da 1ª Bienal do Livro do Paraná. Andréia Repsold, sócia da GL events no Brasil e vice-presidente da Fagga Eventos, conta que a decisão de investir em Curitiba surgiu após uma pesquisa de mercado, que mostrou que a cidade tem um público leitor em potencial.

O jornalista Rogério Pereira, fundador do jornal de literatura Rascunho – considerado um dos principais veículos culturais do país – será o curador da Bienal. Ele explica que a intenção é aproximar o leitor da literatura, estimulando o interesse do público pelos livros. "A Bienal do Livro Paraná será um amplo palco para a discussão de ideias em torno dos livros e da literatura. Autores consagrados se unirão a jovens escritores em debates sobre a importância da leitura na vida cotidiana das pessoas. A pluralidade de vozes e de temas será uma das marcas deste evento", garante.


A iniciativa é de primeira grandeza. Confira na matéria publicada no ParanaShop vários detalhes sobre os preparativos para o evento. E no site da Bienal do Paraná outras informações.

3) O Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários para os escritores brasileiros, vem inovando em 2010.

A 52ª edição do Jabuti permitirá que o público vote pela internet e os três livros mais votados ganham uma estatueta. Também poderá ganhar um Jabuti o profissional de comunicação que se destacar por sua atuação pela causa do livro e da leitura. Além disso, como aconteceu no ano passado, um país será homenageado. Esse é o ano da Espanha.

Mais detalhes no site do Jabuti.

4) “Se a leitura é transformada em uma obrigação curricular, questão de exame e só para passar de ano, aí ele não pode ter vontade de ler. Agora, se a leitura representa um convite ao prazer, à emoção, a uma vivência diferente, aí certamente ele leria.” (Moacyr Scliar, em entrevista ao Correio Braziliense)

Nenhum comentário: