terça-feira, 9 de março de 2010

Notícias soltas, mas não menos importantes

1) Ótima notícia para os amantes de literatura. No próximo sábado, teremos no mercado um novo suplemento literário. Dessa vez é o "Sabático", suplemento do Jornal O Estadão, que vem com a proposta de orientar esses leitores com os melhores lançamentos, críticas e ranking dos mais vendidos. O Caderno resgata o caderno de nome "Suplemento Literário" que circulou entre outubro de 56 e dezembro de 66, sendo um ponto de encontro dos talentos daquela geração. Todo sábado, a seção No Suplemento Literário vai republicar trechos de importantes artigos e resenhas literárias do caderno que marcou seu tempo e fez história no jornalismo cultural. ( Leia matéria )

2) Charles Kiefer em 1999 lançou uma antologia de escritoras gaúchas que estavam despontando no mercado. Enxergando longe nesse horizonte literário, estavam ali autoras que hoje ocupam papel de destaque, como Cíntia Moscovich, Letícia Wierzchowski e Adriana Lunardi.

De volta à ideia, Charles que possui uma das mais tradicionais oficinas literárias do Rio Grande do Sul, traz mais 16 escritoras para conhecimento do mercado.

Assim, foi lançada ontem a antologia de contos "Outras mulheres" (Dublinense, 144 páginas, R$ 26), com a presença de: Ana Cristina Klein, Ana Mariano, Angela Ramis, Ayalla de Aguiar, Cristina Moreira, Daniela Langer, Eni Allgayer, Isabelle Fontrin, Leila de Souza Teixeira, Lívia Petry, Miriam Cristina Nardin, Monique Revillion, Norma Ramos, Renata Wolff, Vanessa Mello e Viviane Treméa.

Mais sobre a obra pode ser lida no blog http://outrasmulheresolivro.blogspot.com/. Vamos ficar de olho nesses nomes.

3) "Existem poucos escritores iluminados hoje em dia no Brasil, que chegam em um ambiente e o transformam graças às palavras polidas e joviais. Contam-se nos dedos. É assim Moacyr Scliar". Assim começa a reportagem que o Correio Braziliense fez com Scliar, pouco antes de ele embarcar para Porto Alegre. Só posso dizer que concordo plenamente com elas. Tive esse prazer de fazer uma aula com Scliar e o ouvir falar. Mais do que isso, encantar seus ouvintes com experiências fantásticas. Sobre a reportagem, é só ler no Correio Braziliense.

4) Você conhece o Vida Breve? Não! Então dê uma passadinha por lá: http://www.vidabreve.com/. É um site idealizado pelo editor do Jornal Rascunho que publica diariamente crônicas escritas por escritores de destaque, acompanhadas do trabalho de vários ilustradores.

5) Leia no blog TodoProsa de Sérgio Rodrigues sobre o novo romance de Ian McEwan.

6) Confira no Sobrecapa a divulgação do livro "Mentes Roubadas", de Roberto Campos Pellanda.

7) Confira no Sobrecapa a divulgação do livro "Alameda Santos", de Ivana Arruda Leite. Aliás, para quem estiver em São Paulo hoje, ou estiver passando por lá, vale dar um pulinho na Livraria da Vila para o lançamento do novo romance de Ivana, que promete e já agrada tanto quanto seu "Hotel Novo Mundo".

8) Confira no Sobrecapa a divulgação do livro "O outro escritor", de Thelma Guedes. Estive ontem no lançamento para prestigiar a autora, e pena que não pude ficar, pois tinha um compromisso. Lá mesmo, enquanto esperava, comecei a ler e fiquei apaixonada pelo conto "O Ponto", escrito em homenagem à Clarice Lispector. Posso ser suspeita, pois adoro Clarice, mas o texto de Thelma é de extrema sensibilidade.

Nenhum comentário: