segunda-feira, 15 de março de 2010

Clipping literário

Vou dividir com vocês, um pouco do que li nos últimos dias, além das ótimas matérias do Sabático, que citei no penúltimo post:

A Academia vai à escola
(Fonte: Estadão)

Membros da Academia Paulista de Letras (APL) terão de voltar à carteira da escola. Isso porque o projeto Escritor na Escola, que está na segunda edição, levará nomes como Lygia Fagundes Telles e Ignácio de Loyola Brandão para palestrar em dois centros de ensino público na zona norte (cada um com 2 mil alunos). Além das apresentações dos acadêmicos, convidados promovem oficinas, narrações de histórias, peças teatrais, saraus, lançamentos de livros e um concurso literário. "Os estudantes estão bem empolgados", afirma Plantina Melo, diretora da Escola Estadual Buenos Aires, em Santana. "Principalmente com os prêmios em dinheiro que serão dados aos vencedores do certame." Para o presidente da APL, José Renato Nalini, é dever da Academia criar iniciativas do tipo. "Precisamos incentivar a leitura", diz. "E justificar à população o dinheiro público que mantém a APL."
Literatura deve tratar temas da vida
(Fonte: Estadão - 14/03/2010)
Entrevista com Ricardo Azevedo, 60, autor de mais de cem livros para crianças e jovens

O que o senhor acha de se mudar o enredo de clássicos?


Se as pessoas que propõem essas mudanças querem educar, creio que estão no caminho errado. Educar é formar crianças e jovens que sejam expressivos, tenham pensamento crítico e também a clara noção de que têm responsabilidades para com a sociedade em que vivem. Não será alterando a letra de "Atirei o pau no gato" que vão conseguir isso. (Leia a matéria completa no site do Estadão)


Cartas inéditas de Salinger aparecem em Nova York
(Fonte: Estadão - 15/03/2010)

Algumas cartas inéditas que o falecido escritor J.D Salinger trocou com um de seus amigos íntimos, o mesmo que desenhou a primeira capa de "O Apanhador no Campo de Centeio", serão expostas nesta terça, 16, na Biblioteca do Museu Morgan de Nova York.



Os seguidores de Salinger (1919-2010), que em vida controlou com mãos de ferro sua imagem pública, terão agora a oportunidade de conhecer detalhes da vida privada do romancistas, com as duas séries de cartas que a instituição novaiorquina obteve em 1990 e se havia negado a exibir até a morte do escritor.

(Leia matéria completa no site do Estadão)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Rapidinhas:

- Leia divulgação do livro "Ciumento de carteirinha", de Moacyr Scliar, publicado no blog Palavra Escrita, da jornalista Maristela Scheuer;

- A Cosac Naify doou todo seu catálogo infanto-juvenil e adulto – mais de 770 títulos – para a Biblioteca de São Paulo, informa a coluna Direto da Fonte, do Estadão. (Fonte: Publishnews)

- Depois da Itália, França e Portugal é a vez de a Argentina conhecer Eles eram muito cavalos (Record), de Luis Ruffato, avisa a coluna Informe Ideias. A tradução do romance sai pela editora portenha Eterna Cadência, também uma charmosa livraria que fica na esquina das ruas Honduras e Fitz Roy, no bairro de Palermo. (Fonte: Jornal do Brasil).

- O escritor Michel Laub começou a publicar em seu blog ótimos depoimentos de escritores sob o título  "Cem escritores brasileiros e suas manias quando escrevem". Já tem o post #1, #2 e #3. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: