quinta-feira, 4 de março de 2010

Notícias soltas II

1) O Programa Rumos Itaú Cultural está com inscrições abertas para as seguintes áreas: Teatro, Música, Literatura e Pesquisa Acadêmica. Rumos Literatura é dedicado aos interessados em criar textos reflexivos sobre a literatura brasileira – serão 10 selecionados - e sobre a crítica literária -4 projetos.
(Fonte: PublishNews)

2) Nuno Lobo Antunes, irmão do consagrado escritor português António Lobo Antunes, está lançando livro Sinto muito (Objetiva, 228 pp., R$ 39,90) sobre sua especialidade, a oncologia infantil, com prefácio do colega Dráuzio Varella, conta a coluna Gente Boa. “Estou orgulhoso por ter tido coragem para escrever sendo meu irmão quem é”, diz Nuno. “Mas António é Stravinski e eu, Julio Iglesias.”
(Fonte: Coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, O Globo)

3) A mais importante feira infanto-juvenil do mundo, aberta somente para os profissionais do mercado editorial, acontece de 23 a 25 de março. Um dos estandes brasileiros na Feira do Livro Infantil de Bologna será organizado pela CBL em parceria com a Apex-Brasil, por meio do projeto setorial Brazilian Publishers, com área de 96m². O outro ficará a cargo da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), que já organiza a participação do Brasil na feira desde 1974. Por conta do perfil do evento, o espaço será montado para atender essencialmente a encontros de negócios entre editores. As empresas que estarão presentes são: Callis, Cosac Naify, DCL, Elementar, FTD, Manole, Melhoramentos, Pallas, Panda Books, Pinakotheke, Positivo, Rideel e Todolivro. Juntas, elas apresentarão mais de 809 títulos e 1.181 exemplares de livros.
(Fonte: CBL via PublishNews)


4) Contra o analfabetismo funcional, os clubes de leitura

Vale a pena acompanhar de perto a boa experiência que vem sendo realizada em Ribeirão Preto com o uso de livros e literatura de boa qualidade para enfrentar o velho dilema do analfabetismo funcional. Lá, informa Galeno Amorim, a Fundação Palavra Mágica abriu 40 clubes de leitura entre atuais e antigos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os membros dos clubes leem os livros e uma vez por mês (em alguns, toda semana) se reúnem para discutir a obra lida. Os mediadores são voluntários das faculdades de Letras e Pedagogia. Entre os apoiadores do projeto piloto, está o MEC.


Para responder a esta questão, diz Galeno Amorim, o Observatório do Livro e da Leitura está fazendo uma pesquisa sobre o comportamento leitor dos participantes dos clubes de leitura da Fundação Palavra Mágica. Os primeiros resultados serão divulgados esta semana durante um workshop para avaliar a quantas anda a relação entre livros e neoleitores no projeto piloto que acontece por lá.

(Fonte: Blog do Galeno via Publishnews)

Nenhum comentário: