domingo, 16 de agosto de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 15/08/2009

Fonte: Caderno Ideias & Livros (JB). Coluna Informe Ideias
Por Alvaro Costa e Silva, com Carolina Leal

Euclidiana. A Academia Brasileira de Letras vai dedicar quatro meses (além deste, setembro, outubro e novembro) de sua programação cultural às celebrações do centenário da morte de Euclides da Cunha, promovendo no total 16 eventos organizados em torno de um ciclo de conferências, além da exposição Euclides, um brasileiro. Na terça, a partir das 17h30, será a vez do historiador José Murilo de Carvalho, com o tema "Euclides da Cunha e o exército". A entrada é franca, e os interessados podem inscrever-se pelo site www.academia.org.br ou pelo telefone 3974-2500.

Euclidiana 2. Em cartaz na Biblioteca Nacional, está a exposição Euclides da Cunha: uma poética do espaço brasileiro. Composta por cerca de 130 peças do acervo da biblioteca, além de itens pertencentes a outras instituições (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Museu da República), a mostra tem curadoria do poeta Marco Lucchesi e é composta por três segmentos, inspirados em trechos da obra de Euclides: "A base física da nossa nacionalidade", "Um paraíso perdido" e "O pequeníssimo vilarejo onde nasci".

Euclidiana 3. A Ediouro manda hoje para as livrarias uma edição especial de Os sertões, com introdução da especialista Walnice Nogueia Galvão. Apresenta uma seleção de desenhos de Aldemir Martins (edição de 1968), de Alfredo Aquino (edição de 1975) e de J.B.Andersen (edição em língua alemã). Traz, também, reproduções de pinturas de Debret, Benedito Calixto, Vítor Meirelles, Trípoli Gaudenzi e Otoniel Fernandes Nieto, entre outras, além de uma série de fotos da época e da Guerra de Canudos.

Euclidiana 4. Também por conta do centenário, a 14ª Bienal Internacional do Livro do Rio dedicará uma sessão do Café Literário ao escritor. No dia 12 de setembro, será realizado o deabte "Euclides da Cunha e Machado de Assis para jovens leitores", com mediação e participação de Luiz Antonio Aguiar e Luciana Sandroni.

Hormônios a menos. O protagonista do próximo romance do escritor britânico Ian McEwan será um físico. Ganhador do Prêmio Nobel, ele enfrenta uma campanha na mídia depois de sugerir que os homens superam as mulheres em cargos profissionais de alto nível devido às diferenças no cérebro -- e não por discriminação de sexo. Vai mexer num vespeiro, o McEwan.

Quem tem razão? Noves fora a queda de braço entre o governo e o setor editorial -- o preço do livro, afinal, caiu ou não caiu? -- um dado da pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostra que tudo continua como dantes no quartel. O segmento que apresentou maior crescimento em número de títulos editados foi o de científicos, técnicos e profissionais (aumento de 34,5%) -- justamente aqueles cuja compra é bancada pelo... governo.

Albatroz de Ubaldo. O albatroz azul, novo romance de João Ubaldo Ribeiro, chega às livrarias até o fim do ano. "É a história de um homem muito velho, que se transforma com o nascimento de um neto", diz o escritor, que ainda mexe na cria. Perguntado se a história se passa na sua ntal Ilha de Itaparica, como a maioria de seus livros, sorri: "Sim. Se não me engano, nem escrevo o nome da cidade. Mas é lá mesmo". Que os leitores não esperem, contudo, um catatau como Viva o povo brasileiro: "É fininho. Saiu do tamanho que tinha de sair", conta Ubaldo, que não publica um romance desde 2002, quando saiu o Diário do farol.

Nenhum comentário: