quarta-feira, 26 de agosto de 2009

110 anos do nascimento de Borges

Na última segunda-feira, dia 24, os argentinos e o mundo celebraram os 110 anos de nascimento de Jorge Luis Borges (1899-1986).

Previsível essas comemorações, que nada mais servem do que aproveitar os anos múltiplos de 10 para relembrar os grandes escritores, aqueles que sobreviveram à morte e ao tempo. E, considerando esse motivo nobre, e o tanto que eu aprecio o escritor, eu vou na fila, e trago a matéria que saiu no blog Os Hermanos de Ariel Palacios, correspondente em Buenos Aires do Estadão de São Paulo.


24.08.09
110 anos de Borges
por Ariel Palacios

Seção: Cultura 01:00:00.

Borges, José Francisco Isidro Luís — Escritor e autodidata, nascido na cidade de Buenos Aires, então capital da Argentina, em 1889. Não é conhecida a data da sua morte, dado que os jornais — gênero literário da época — desapareceram ao longo de vastos conflitos de que os historiadores regionalistas hoje nos dão conta. As suas preferências foram para a literatura, a filosofia e a ética. Aquilo que do seu trabalho chegou até nós informa-nos suficientemente sobre o primeiro ponto, ao mesmo tempo que deixa entrever incuráveis limitações.

(Esta foi uma irônica biografia que Borges escreveu dele próprio, como se fosse o verbete de uma futura enciclopédia, a ser publicada em 2074 em Santiago do Chile, na qual seria tratado como um escritor secundário. Nesse verbete, sequer seu próprio nome estaria bem escrito...em vez de Jorge Francisco Isidoro Luis Borges, apareceria como José Francisco Isidro Luis Borges. E além disso, em vez de seu ano real de nascimento, 1899, apareceria "1889". Na parte de 'comentários' desta postagem, o futuramente apócrifo verbete completo).

( Leia mais )

Nenhum comentário: