segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pílulas dos cadernos literários (#2) - 01/08/2009

Fonte: Caderno Ideias & Livros (JB). Coluna Informe Ideias
Por Alvaro Costa e Silva, com Carolina Leal

No CCBB. Dando sequência ao ciclo Jornalismo Literário, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza, quarta, das 18h30 às 20h30, o debate Jornalismo e denúncia social, com Nirlando Beirão, diretor-adjunto da revista Brasileiros, e o escritor Paulo Lins. O debate tem entrada gratuita, e as senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB com uma hora de antecedência. A mediação será do colunista Alvaro Costa e Silva.

Prêmio Cunhambebe. Segue a lista dos finalistas do Prêmio Cunhambebe, que contempla o melhor livro estrangeiro de ficção publicado no Brasil em 2008: História do pranto, de Alan Pauls; O encontro, de Anne Enright; O tigre branco, de Aravind Adiga; O pintos de batalhas, de Arturo Pérez-Reverte; Porta do sol, de Elias Khoury; Um romance russo, de Emmanuel Carrère; Ciências morais, de Martín Kohan; Homem no escuro, de Paul Auster; Fantasma sai de cena, de Philip Roth; Putas assassinas, de Roberto Bolaño. A boa nova - nem tão nova assim, é mais uma tendência, como se viu no ano passado - é a presença de autores de língua espanhola. Ao todo, são quatro: dois argentinos, um chileno e um espanhol. O vencedor será conhecido em outubro.

O seminário internacional Retornos do real: cinema e pensamento contemporâneos, de 19 a 21 de agosto, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com Inscrições gratuitas pelo e-mail: retornosdoreal@forum.ufrj.br

Cinema: a oficina de vídeo do Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Recine está com inscrições abertas até o dia 6 de agosto pelo e-mail <recine@arquivonacional.gov.br>. De 10 a 21 de agosto, no Arquivo Nacional.

Inscrições abertas para o curso sobre poesia brasileira, com Eucanaã Ferraz no POP. Dias 05, 12, 19 e 26 de agosto.

Nenhum comentário: