sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um feliz 2010 para todos, com muita leitura

Estive um pouco, tá vou ser mais sincera, estive muito enrolada no final de 2009, o que gerou um certo desleixo em relação ao meu blog querido. Mas se tem uma promessa que fiz de virada de ano foi não deixar mais a peteca cair.

Esse cantinho é meu refúgio, é meu mundo paralelo em que posso viver e respirar a literatura, então vou tentar não deixá-lo tão abandonado novamente.

E para todos os meus queridos leitores do Canastra, meu desejo de um 2010 de muita luz, paz, saúde e amor. Acho que com esses ingredientes dá para se alcançar a felicidade. E para salpicar um tempero especial, muita leitura também.

Começando bem o ano, vou completar nosso primeiro post, do primeiro dia do ano, dividindo com vocês minhas leituras de hoje.

Beijos no coração de todos.

- No Digestivo Cultural foram publicadas algumas listas de leituras marcantes.

A primeira é do querido Luis Eduardo Matta, que nos oferece um resumo de algumas obras. Sempre uma boa referência para quem não leu. Confira no artigo "Algumas leituras marcantes de 2009". Meu aval nessa lista para as obras de Ian McEwan e Livia Garcia-Roza. As outras ainda não li, mas já coloquei na minha lista.

A segunda é do Marcelo Spalding e traz os dez livros mais interessantes da década (?), mesmo que nossa década não tenha terminado, mas vamos considerar o período determinado por ele, de 2000 a 2009. Confira no artigo "O melhor da década na literatura brasileira: prosa". Aqui meu aval para a obra de Cíntia Moscovich. Li "Leite derramado" e gostei, mas sem grande empolgação, então não posso concordar que ele ocupe esse lugar de destaque nos últimos dez anos. Apesar de não ter terminado o livro de Ana Maria Gonçalves, o pouco que li dele me deixa à vontade para dizer que provavelmente ela mereça esse lugar de destaque.

- No Estadão, algumas notícias literárias:

Harry Potter foi eleito, pelo site estadao.com.br, o livro da década. Aqui também tenho que concordar, se considerarmos o panorama mundial. J.K.Rowling fez algo praticamente impossível de se conceber: transformou crianças e adolescentes em leitores ávidos de livros de centenas de páginas, não se limitando a prendê-los por sete anos, mas também contando uma história cheia de intertextualidade, com qualidade, que encantou também os adultos.

Paul Auster já anunciou seu próximo romance. Chama-se Sunset Park e será publicado nos EUA em novembro de 2010. Uma obra que se passa nos tempos atuais, em Nova York, valendo-se de múltiplos narradores.

Nenhum comentário: