sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Morre J. D. Salinger

O silêncio do Canastra teve um bom motivo: estive uma semana em Angra (depois publico as fotos), curtindo as férias com a família. Deveria ter decretado recesso, mas tive esperanças de publicar um pouquinho em algum dos dias, mas foi ilusão. É tanta coisa para fazer, tanto para descansar e o computador até foi ligado, mas só foi possível responder e-mails.

Pena que recomeço nossas publicações com a notícia de um falecimento: a de J. D. Salinger, o autor de "O apanhador no campo de centeio".

Salinger morreu na última quarta-feira, de causas naturais, aos 91 anos, de acordo com a declaração de seu filho. Há várias décadas ele vivia em um exílio voluntário, numa pequena casa, na cidade de Cornish, no estado de New Hampshire.

Seu livro de estreia "O apanhador no campo de centeio" foi lançado em 1951 e teve mais de 60 milhões de cópias vendidas. Seu protagonista - Holden Caulfield - se tornou o mais famoso anti-herói da literatura americana e influenciou diversos livros e filmes.

Um vizinho de Salinger alega que o próprio havia lhe confessado em 1999 que tinha em casa mais de 15 livros escritos, nunca publicados.Como durante a vida, Salinger recusou a fama, evitando entrevistas, barrando correspondências de fãs, provavelmente após sua morte, provavelmente haverá uma grande corrida pela publicação desses originais. Resta saber o que os herdeiros decidirão.

Nenhum comentário: