sábado, 2 de janeiro de 2010

Entrevistas e a melhor literatura

Semanalmente, Edney Silvestre nos oferece a melhor literatura nas entrevistas que comanda no Espaço Aberto Literatura.

E para quem não consegue assistir pela Globo News, tem nova oportunidade pelos vídeos disponibilizados no site G1.

E as últimas entrevistas que revi hoje me trouxe de tudo um pouco: poesia da melhor qualidade, discussões sobre livros eletrônicos e até um autor consagrado que herdou do pai a informalidade com que conta suas histórias.

Então, curtam comigo.

- Entrevista com José Luis Peixoto, exibida em 18/12/2009

Poeta, romancista, dramaturgo e ensaísta, o escritor português José Luis Peixoto teve seu livro "Cemitério de Pianos" entre os melhores livros do ano, selecionados pelo Prêmio Portugal Telecom. Mais do que isso, Peixoto é conhecido como um dos maiores poetas jovens de Portugal.

Nessa entrevista, ele fala de sua infância, de seu primeiro contato com os livros, de sua literatura e nos presenteia ao final com um poema que é um dos mais lindos que ouvi e li nos últimos tempos, e aqui transcrevo para que vocês apreciem esse autor que me foi revelado por Edney.

Na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs e eu,
depois, a minha irmã mais velha casou-se.
Depois, a minha irmã mais nova casou-se.
Depois, o meu pai morreu.
Hoje, na hora de pôr a mesa, somos cinco,

menos a minha irmã mais velha que está na casa dela,
menos a minha irmã mais nova que está na casa dela,

menos o meu pai, menos a minha mãe viúva.
Cada um deles é um lugar vazio nesta mesa onde como sozinho.

Mas irão estar sempre aqui.
Na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
Enquanto um de nós estiver vivo, seremos sempre cinco.

- Entrevista/debate sobre livro eletrônico, com Marcelo Moutinho e Luciana Villas-Boas, exibida em 01/01/2010

Marcelo, Luciana e Edney falam sobre o livro eletrônico, a versão brasileira - Cooler - e o futuro do livro, em papel x eletrônico.

Eu, particularmente, não consigo me ver longe do ato de folhear, anotar nas margens, de emoção mesmo com o livro em papel.

Vale a pena assistir e cada um formular a própria opinião.

- Entrevista com Luis Fernando Veríssimo, exibida em 25/12/2009

Luis Fernando fala de seu último lançamento - o romance Os espiões, da sua relação com a música, do pouco tempo que tem para escrever e do surgimento das personagens e suas histórias.

Percebi que não sou só eu, pobre mortal, que uso dos pequenos segundos do dia para compor minhas histórias.

Confiram!

Nenhum comentário: