domingo, 27 de junho de 2010

Blogs amigos

Tenho me sentido em falta com os blogs dos amigos. Há semanas que mal consigo atualizar os meus e cuidar do meu livro. Ler outros blogs têm sido impossível. Então, pensei que hoje seria um post interessante falar de alguns desses espaços. Não dá para citar todos, então optei por alguns que publicam artigos literários e/ou crônicas com frequência.

Mas saibam que meus cantinhos preferidos estão todos aí ao lado. Então, fiquem sempre à vontade para olhar, entrar e curtir.

1. Todoprosa, do escritor e jornalista Sérgio Rodrigues

Estávamos há um mês sem os posts diários do escritor e jornalista Sérgio Rodrigues, com seus textos às vezes irônicos, às vezes apenas divertido, às vezes para nos fazer parar e refletir. Isso porque ele estava de mudança.

Agora o blog Todoprosa (http://www.todoprosa.com.br/) está nos domínios da Veja. Ele será atualizado às segundas, quartas e sextas. Mas não pensem que ficaremos sem textos do Sérgio nos outros dias, pois ele estreia também o blog Sobre Palavras (http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras) nos fazendo companhia às terça, quintas, sábados e domingos.

2. Vida breve (http://vidabreve.com/)

Todos conhecem o Jornal Rascunho, não é? Mas não sei se todos conhecem o site de crônicas criado pelo Luis Henrique Pellanda e Rogério Pereira, editores do Rascunho. Eles possuem um time fixo de cronistas e ilustradores (que dão vida gráfica a cada crônica), que publicam diariamente.

Na equipe dos cronistas (de seg a dom, respectivamente): Rogério Pereira, Eliane Brum, Fabrício Carpinejar, Luis Henrique Pellanda, Tatiana Salem Levy, Ana Paula Maia e Humberto Werneck.
No time dos ilustradores (de seg a dom, respectivamente): Tereza Yamashita, Ramon Muniz, Cinthya Verri, Simon Drucroquet, Felipe Rodrigues, Osvalter e Robson Vilalba.

Os textos são ótimos. Antes do lançamento de Caixa de Desejos, eu estava lá toda semana, às vezes com alguns dias de atraso, mas batia meu ponto. Estou sentindo falta, mas aos poucos volto ao normal. Vale a pena curtir diariamente cada crônica.

3. Nadanonada, da escritora Lucia Bettencourt (http://nadanonada.blogspot.com/)

Lucia não tem regras para escrever. Talvez sua única regra seja encantar seus leitores. A leitora aqui virou amiga, admiradora. Já lhe disse algumas vezes que toda vez que ela viaja, eu viajo junto. Pois seus diários de bordo são verdadeiras novelas. Vale a pena ficar de olho nos posts do Nadanonada. São textos de grande delicadeza e que revelam a imagem especial que a Lucia tem do mundo e da vida.

4. A literatura na poltrona, de José Castello (http://oglobo.globo.com/blogs/literatura/)

Para quem tem o costume de ler a coluna de Castello no Prosa e Verso, sabe bem o que vai encontrar em seus textos. Ele não afirma, não determina, ele instiga, cria ligações, nos leva além do texto, a um outro universo onde tudo se liga.

Há alguns meses, Castello nos deu um presente, artigos periódicos, falando de literatura, publicados num blog próprio. É essa a sensação, de estarmos sentados numa poltrona, ouvindo-o falar de literatura. Aliás, para quem não leu seu livro, de mesmo título, aconselho.

5. Site da escritora Paula Cajaty (http://www.paulacajaty.com/)

Semanalmente, a Paula nos oferece sua newsletter com tudo que está acontecendo de eventos literários. Mas Paula também resenha livros, escreve poemas (muito bem!). Por isso, vale sempre passar por lá, se inscrever e ficar de olho no que está sendo publicado.

6. Doidivana, da escritora Ivana Arruda Leite (http://doidivana.wordpress.com/)

Ivana é uma grande ficcionista, que sempre nos encanta em qualquer gênero. Em seu blog, é possível acompanhar suas aventuras literárias, mas também ler um pouco de seus textos, não só os contos, mas algumas crônicas que ela escreveu para a Folha e tem compartilhado conosco.

Vale passar por lá e curtir o mundo literário pela visão da Ivana.

7. Pentimento, do escritor Marcelo Moutinho (http://www.marcelomoutinho.com.br/blog/)

Marcelo é escritor, jornalista e uma pessoa antenadíssima com a cultura. Seus posts são rápidos, mas dão grandes dicas do que está acontecendo na vida cultural da cidade. Vale a pena circular também pelo site.

8. Melhores palavras, da jornalista Anaik Weid (http://melhorespalavras.blogspot.com/)

Anaik tem uma visão toda especial do mercado literário. Não só a visão da jornalista, mas a visão da leitora, de quem vê, se envolve e participa. Seus textos nos instigam. Muito bom, sempre. Vale a pena curtir suas melhores palavras.

9. Site do escritor André Giusti (http://www.andregiusti.com.br/blog/)

Conheci o André Giusti depois de ler seu último livro de contos. Um trabalho maravilhoso. Ganhou uma fã de seus textos, que não encantam apenas nos contos, mas nas crônicas que ele publica em seu site. Vale a pena ler seus textos diários e navegar por todo o site. Uma visão segura e muito bonita do mundo, seja literário ou não.

A quantidade de tarefas e a redução de tempo me afastou da vida social virtual. Mas, para me redimir, deixo aqui essas dicas. Vale a pena.

Para quem ainda tem um tempinho diário, dê uma passada em cada um deles. Leiam os textos, comentem e curtam. E depois visitem minha seção ao lado e vejam outros blogs que estão publicando.

2 comentários:

Chris Araújo Angelotti disse...

Ana Sempre compartilhando coisas maravilhosas! adorei!

Ana Cristina Melo disse...

Valeu, Chris. :)

Beijão,