quarta-feira, 9 de junho de 2010

Clipping de férias

Quem disse que férias é para descansar, ou para se ter mais tempo. Desde segunda-feira, não consigo chegar perto dos blogs, nem dos e-mails. Tem uma lista de 500 e-mails que só cresce, nunca diminui.

Por isso, hoje será mais clipping do que bate-papo. Vamos lá. Li algumas matérias interessantes que penso logo em postar aqui.

Todos os clippings foram do Publish News:

1. "Dirigida por Vera Saboya, a moderníssima Biblioteca de Manguinhos, inaugurada há dois meses, já tem 1.300 associados e emprestou 3.144 livros, informa a coluna Gente Boa. Ainda de acordo com a coluna, um menino de 12 anos está lendo Odisseia. A lista com os campeões de empréstimo em Manguinhos é liderada por Harry Porter e o enigma do príncipe, Fala sério, mãe, de Thalita Rebouças, e Crepúsculo, de Stephenie Meyer."

Sempre acreditei que Biblioteca tinha que ser um lugar aconchegante. Aquele canto em que não se tem vontade de sair. Imagine uma biblioteca refrigerada, com livros que nos transportam para outros mundos, em pleno verão. Será o lugar mais badalado da cidade.

2. "O livro Leite derramado, sucesso de Chico Buarque, vai ser adaptado para o teatro por Miguel Faria Jr, informa Ancelmo Gois. Será um monólogo vivido por Marília Pêra que, pela primeira vez em sua carreira, interpretará um homem."

3. "Municípios e estados terão muito trabalho para cumprir a lei sancionada na semana passada que determina que toda a escola deve ter uma biblioteca. O maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida. O diagnóstico é de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008. “Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo”, compara Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação. O déficit de bibliotecas no ensino fundamental é de 93 mil. Desse total, 89,7 mil são escolas públicas e 3,9 mil, estabelecimentos privados de ensino. Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm acervo e será necessário criar 21 bibliotecas por dia para cumprir o que determina a nova lei. A melhor situação é a do ensino médio: número de escolas sem biblioteca é de 3.471. A legislação estabelece que as bibliotecas devem ser administradas por bibliotecários. Mas, segundo levantamento da entidade, hoje há um total de 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o país conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica."

4. "Nada menos do que 2.867 obras concorrem ao Prêmio Jabuti em 2010. O número é o segundo recorde consecutivo de inscrições. Em 2009, foram inscritos 2.573 livros. A lista dos classificados sai em 26 de agosto, os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro e o dois “Livro do Ano” (ficção e não ficção) serão anunciados na noite de premiação, marcada para 4 de novembro, em São Paulo. Editoras que quiserem sugerir jurados têm até a meia-noite do dia 18 de junho para fazê-lo. São 63 no total. A ficha de inscrição está disponível para os associados cadastrados no site da CBL. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail jabuti@cbl.org.br ou por fax (11 3069-1303)."

5. "Livros e água não combinam. Mas, graças ao entupimento de uma tubulação da Cedae, as estantes das livrarias Leonardo da Vinci e Berinjela, que ficam no subsolo de uma galeria na Avenida Rio Branco, viraram nesta terça-feira uma cachoeira suja e malcheirosa. De manhã até a noite, a água, misturada a esgoto, jorrou do teto das lojas. No fim do dia, a Defesa Civil interditou uma das cinco salas da Leonardo da Vinci e toda a Berinjela. Muitos livros tiveram que ser retirados às pressas, com a ajuda de lojistas, e outros ficaram molhados. Os prejuízos ainda não foram calculados. Como nada fazia parar a "enxurrada", à noite a tristeza e o desânimo tomaram conta de funcionários e aficionados por literatura que frequentam o lugar. Gerente da loja e uma das sócias, Milena Duchiade estava arrasada. “É uma cachoeira horrorosa de esgoto que não para de cair. A barra está muito pesada. A gente arrastou mesa, retirou livros, mas é claro que muita coisa se perdeu. Como nossa preocupação ainda é conter o alagamento, ainda não pudemos parar para pensar nos prejuízos - disse Milena, que estava no Salão do Livro Juvenil quando foi chamada pela mãe, apavorada ao ver o esgoto escorrer pelas paredes da livraria."

Fiquei muito triste com essa notícia. Imagine quantos livros foram perdidos. Aí vem a grande pergunta: quem arca com o prejuízo? Estou cansada de ver ruas se transformarem em verdadeiros rios de esgoto e a Cedae demora dias, muitas vezes, semanas para aparecer. E aí? Paga-se a conta, mas na hora do serviço...

6. "A Estação das Letras promove duas atividades especiais neste Dia dos Namorados. Das 10h às 16h, Luiz Ruffato dá oficina sobre vivência literária na qual propõe uma reflexão sobre o ato de escrever, particularmente no que diz respeito à prosa de ficção. Às 15h, Suzana Nascimento fala sobre os poderes da natureza e da amizade durante contação de histórias. A Estação das Letras fica na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo, no Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 21-3237-3947."

Eu recomendo. Estarei por lá. Pena que em uma outra oficina especial.

7. "O prefeito de Londes, Boris Johnson, instigou os fãs de Harry Potter a fazer lobby com a autora J K Rowling para a criação de um parque temático na capital inglesa. Em sua coluna desta semana no Daily Telegraph, Johnson falou sobre o fato de Orlando ser sede do The Wizarding World of Harry Potter, descrevendo isso como um exemplo da falta de iniciativa dos britâncos em explorar sua propriedade intelectual. O prefeito disse: "Me ressinto profundamente e amargamente de que Orlando esteja prestes a se tornar o lugar official de peregrinação de cada fã que Harry Potter tem no mundo ... Porque Harry Potter não é americano. Ele é britânico. Onde fica o Beco Diagonal, onde eles compram suas varinhas mágicas e material escolar? É em Londres, e se você quiser chegar ao Ministério da Magia, você desaparece numa cabine telefônica londrina [aquelas vermelhinhas]. O trem para Hogwarts parte da estação King's Cross, não da Grand Central Station”. Porta-voz do prefeito disse que há 18 meses tentou-se levar o parque para Londres, mas a proposta da Flórida foi imbatível."

Nenhum comentário: