quinta-feira, 3 de junho de 2010

Geraldo Holanda Cavalcanti é o novo imortal e Prêmios da ABL

Em eleição ocorrida ontem, foi eleito para a cadeira nº 29, vaga desde a morte do Acadêmico José Midlin, o diplomata e escritor Geraldo Holanda Cavalcanti.

Ele recebeu 20 votos contra 10 de Eros Grau (Ministro do Supremo Tribunal Federal) e Muniz Sodré (escritor, ensaísta e atual Presidente da Fundação Biblioteca Nacional).

Veja a biografia de Geraldo, de acordo com o site da Academia:

"O pernambucano do Recife Geraldo Holanda Cavalcanti, além de diplomata e escritor, também é poeta, ensaísta e tradutor. Nascido em 6 de fevereiro de 1929, graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1951. Diplomata por mais de quatro décadas, profissão a que dedicou a maior parte de seu tempo, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades. Por sua obra como poeta, recebeu, em 2000, o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores. Em 2007 publicou seu primeiro livro de ficção, Encontro em Ouro Preto, finalista do Prêmio Jabuti de 2008 na categoria “Melhor livro de contos e crônicas”."

****

Ainda falando de Academia Brasileira de Letras, ontem também foram divulgados os vencedores dos seus Prêmios Literários.

O Prêmio Machado de Assis foi concedido ao crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo Benedito Nunes, pelo conjunto da sua obra e seu perfil. Ele receberá R$ 100 mil, um diploma e um troféu que é um pequeno busto do fundador da Academia, criado pelo escultor Mário Agostinelli.

A cerimônia será no Petit Trianon, dia 20 de julho. Na mesma data serão entregues também os Prêmios Literários para algumas categorias, entre elas:

- Literatura Infanto-juvenil - concedido para Angela Lago, por Marginal à Esquerda.
- Ficção (conto, romance, teatro) - concedido para Rodrigo Lacerda, pelo romance Outra Vida.
- Tradução - concedido para Milton Lins, por Pequenas traduções de grandes poetas.
- Poesia - concedido para Ronaldo Costa Fernandes, por A máquina das mãos

Cada vencedor receberá R$ 50 mil.

Deixo aqui meus parabéns para o amigo Rodrigo Lacerda. Estou muito feliz por ele. 

Nenhum comentário: