domingo, 28 de fevereiro de 2010

Notícias diversas...

Fonte: Coluna "No Prelo" do Prosa & Verso (27/02/2010)

- Scliar vende pixels: O novo site do escritor gaúcho Moacyr Scliar entra no ar em março, no mesmo endereço do atual, http://www.moacyrscliar.com/. Desenvolvida pelo filho do autor, Beto, a página terá um vasto material de arquivo sobre Scliar, vídeos de suas conferências e um canal para os leitores entraram em contato com o escritor. Para ajudar na manutenção do site, está sendo vendidos espaços publicitários de R$ 300 a R$ 700 por mês, dependendo do número de pixels.

- Nova editora: Chegam às prateleiras nas próximas semanas os oito primeiros títulos da nova editora Escrita Fina. Voltada para as obras infantis e juvenis, a empresa do Grupo Stamppa (uma das três maiores do mercado gráfico do Rio de Janeiro) se anunca sem "nenhuma intenção didática", diz a coordenadora editorial Laura van Boekel Cheola, priorizando em vez disso a gratuidade e o prazer da leitura. Os primeiros livros têm perfil variado, das fábulas aos thrillers e dramas.

Fonte: Publishnews de 26/02/2010

- De 14 a 23 de maio, Belo Horizonte receberá a segunda edição da Bienal do Livro de Minas. O número de sessões do Café Literário está maior e o escritor Rubem Alves foi o primeiro a confirmar sua participação. Para expor, é preciso correr. Cerca de 90% da área reservada aos estandes já foi comercializada. A realização é da Câmara Mineira do Livro e da Fagga. (Por Redação)

- Zunir faz rir: “Eu não gosto de escrever, gosto de ter escrito”. Com essa frase, Zuenir Ventura fez rir e conquistou o público presente na primeira mesa do Correntes D´Escritas 2010, que começou no dia 24 em Póvoa de Varzim, Portugal, e segue até o dia 27. O tema era uma frase enigmática de Agustina Bessa-Luis, homenageada no evento: “Escrevo para desiludir com mérito”. Zuenir emendou: “E eu, para iludir com demérito”. O escritor se desculpou por uma eventual lentidão, fruto, segundo ele, do choque térmico provocado por sair do Rio de Janeiro sob temperatura de mais de 40 graus e chegar em Póvoa, onde faz 12 graus. Em seguida, contou como se tornou jornalista: “Eu era arquivista e relutava em ir à redação. Quando Albert Camus morreu, por acaso, e eu estava passando perto dos jornalistas na hora em que recebiam a notícia e me ofereci para escrever o obituário, pois era fã do escritor. Acontece que o negócio deu certo”. Leia a história completa, contada pela jornalista e agente literária, Valéria Martins, que nos escreve direto de Póvoa. (Por Valéria Martins, direto de Póvoa)



- Já está no site da Academia Brasileira de Letras (ABL) a versão online do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), adaptada às normas contidas no Acordo Ortográfico. Para acessar, entre no site da ABL - www.academia.org.br, clique na aba “nossa língua” e depois em “busca no Vocabulário”. Ou vá por aqui. “Há – e está bem aos nossos olhos – uma geração que parece ter nascido com o controle remoto e o mouse à mão. Basta um clique e a tela muda. Portanto, está claro que estaremos sempre atentos a tudo que este século nos trouxer de novo”, disse o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça. (Por Redação)


- Oito entre cada dez leitores já deixaram de comprar livros por causa do preço - sendo que sete deles já fizeram isso muitas vezes. De acordo com Galeno Amorim, 21% garantem que jamais fizeram isso. E, definitivamente, livro não é um produto qualquer: ninguém escolhe um outro livro no lugar só porque é mais barato. Esse é o resultado da enquete quinzenal do blog sobre o comportamento do consumidor de livros diante dos preços. A nova enquete quer saber quantos livros o internauta já comprou nos dois primeiros meses de 2010. Participe! (Por Galeno Amorim, no Blog do Galeno)


Fonte: PublishNews de 25/02/2010

- A Rocco relançará em março, em formato dirigido ao público juvenil, a coleção Novelas imortais, com dez títulos, organizada pelo saudoso Fernando Sabino. O primeiro será A espanhola inglesa, de Cervantes, avisa Ancelmo Gois. (Por Ancelmo Gois)




Nenhum comentário: