segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Biblioteca de São Paulo é inaugurada com a proposta de incentivar a leitura

O local já é motivo de matéria. A nova Biblioteca, num pavilhão de 4.257 metros quadrados, foi instalada onde funcionava o maior presídio da América Latina - o Carandiru.

Mas acaba aí qualquer lembrança, pois a Biblioteca de São Paulo, com pufes coloridos, poltronas confortáveis, computadores, pinturas lúdias nos vidros, dvd's e leitores em braille, não tem semelhanças nem com as tradicionais bibliotecas. O ambiente remete às livrarias mais modernas, com um projeto inspirado nas bibliotecas de Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.

A inauguração é hoje e a Biblioteca que fica no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2630, prédio 3) estará aberta ao público a partir de amanhã.

Aliás, o horário é diferenciado. A biblioteca estará aberta sempre de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

O Secretário de Cultura de SP, João Sayad, diz que eles queriam "um lugar que dessacralizasse a imagem da biblioteca e fosse atraente para o público". A expectativa é atrair jovens e crianças, e para isso eles apostam nos best-sellers, garantindo que as compras serão norteadas pela demanda dos leitores. "Não seguiremos uma orientação acadêmica. Vamos destacar os livros que aparecem nas listas dos mais vendidos na mídia. Pedi para que fosse organizada como livraria, mais do que como biblioteca. Até os funcionários vão se comportar como vendedores. Será uma megastore cultural.", diz Sayad.

Mas as apostas não param por aí. Adriana Ferrari, responsável pelo setor de bibliotecas da Secretaria de Cultura, defende que os livros não atraem o público se ficarem quietos numa prateleira. Por isso, o horário diferenciado, associado a uma agenda de eventos, com filmes, contadores de histórias, circo e shows. Adriana garante que de "Dom Casmurro" a "Diário de Bridget Jones", o acervo promete agradar a todos os gostos, oferecendo um pouco de tudo.

O local será usado também como centro de treinamento para as outras bibliotecas do estado.

Para saber mais, leia matéria da Folha de São Paulo e, principalmente, a matéria do site G1, que oferece fotos em 360º do espaço.

Nenhum comentário: