terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sobrecapa no Portal O Livreiro

Hoje saiu uma matéria muito bacana no Portal O Livreiro a respeito do meu site Sobrecapa, mais especificamente sobre a lista de mais vendidos exclusiva da literatura nacional.

Os mais vendidos que ninguém conhece
Por Douglas Duarte

As listas de mais vendidos estão atulhadas, hoje, de livros de vampiros, a maior parte deles de Stephenie Meyer, autora da série Crepúsculo. Justo. Justíssimo. O resto da seleção geralmente gira em torno de A cabana, de William P. Young, Para sempre, de Noel Alyson, e algum livro em que uma criança encontra o sentido da vida em uma cidade perdida em meio à guerra (sim, me refiro aos livreiros de Cabul, às meninas que roubavam livros, aos caçadores de pipas e similares). Justo. Justíssimo, também.

Mas por que nunca vemos uma lista dos autores brasileiros mais vendidos? Talvez porque, se não forem os autores estrangeiros, serão os augustos curys, paulos coelhos, zibias gasparettos e outros autores que trabalham no limiar entre a literatura e a autoajuda. Novamente, nada demais. Há público para eles, há provavelmente mérito nos livros que fazem. Mas ainda assim persiste a pergunta: por que não vemos nos jornais, revistas, sites e blogs uma lista dos ficcionistas brasileiros mais vendidos?

A blogueira Ana Cristina Melo foi além da perplexidade que a pergunta causa e resolveu pôr a mão na massa. Ela decidiu fazer ela mesma a lista e publicar no seu Sobrecapa. A lista de mais vendidos da primeira semana de novembro pode ser vista aqui. As anteriores, aqui.

É trabalho de formiguinha: ela começou a lista a partir das informações dadas por uma única livraria, a Estação das Letras, no Rio de Janeiro. Três meses depois, sua lista já é feita com base nas informações fornecidas por livrarias em quatro estados: Rio, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. (Confiram a matéria completa no Portal O Livreiro)

Nenhum comentário: