sábado, 7 de novembro de 2009

Poema "Instantes"

O poema "Instantes" circula na Internet. Em muitos lugares foi atribuíbo ao escritor Jorge Luis Borges. Em vários outros, há quem garanta que a atribuição é indevida.

Bem, polêmicas à parte, o que importa é a força desse poema. Emocionante. Exibe em magnitude a força da palavra.

Julguem vocês mesmos...

Si pudiera vivir nuevamente mi vida,
en la próxima cometeria más errores.
No intentaría ser tan perfecto, me relajaría más.

Sería más tonto de lo que he sido,
de hecho tomaría muy pocas cosas con seriedad.

Seria menos higiénico.
Correría más riesgos,
haría más viajes,
contemplaría más atardeceres,
subiría más montañas, nadaría más ríos.
Iría a más lugares adonde nunca he ido,
comería más helados y menos habas,
tendría más problemas reales y menos imaginarios.

Yo fui una de esas personas que vivió sensata
y prolificamente cada minuto de su vida;
claro que tuve momentos de alegrias.
Pero si pudiera volver atras trataría
de tener solamente buenos momentos.

Por si no lo saben, de eso está hecha la vida,
sólo de momentos; no! no te pierdas el ahora.

Yo era uno de esos que nunca
iban a ninguna parte sin un termómetro,
una bolsa de agua caliente,
un paraguas y un paracaídas.

Si pudiera volver a vivir
comenzaría a andar descalzo a principios
de la primavera
y seguiría asi hasta concluir el otoño.
Daría más vueltas en calesita;
contemplaría más amaneceres,
y jugaría mas con los niños,
si tuviera otra vida por delante...


Pero ya ven, tengo 85 años...
y sé que me estoy muriendo.

Tradução livre (minha...)

Se pudesse viver minha vida novamente,
na próxima cometeria mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Seria mais tonto do que tenho sido,
De fato, tomaria muitas poucas coisas com seriedade.

Seria menos higiênico.
Correia mais riscos,
faria mais viagens,
contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais em rios.
Iria a mais lugares aonde nunca tivera ido,
comeria mais sorvetes e menos grãos,
teria mais problemas reais e menos imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sentata
e prolificamente a cada minuto da sua vida;
claro que tive momentos de alegrias.
Mas, se pudesse voltar atrás trataria
de ter somente bons momentos.

Mas se não o sabem, disso está feita a vida,
só dos momentos; não! não percas o agora.

Eu era um desses que nunca
iam a nenhum lugar sem um termômetro,
uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva e um paráquedas.

Se pudesse voltar a viver
começaria a andar descalço no princípio
da primavera
e seguiria assim até terminar o outono.
Daria mais voltas na rua;
contemplaria mais amanheceres,
e brincaria mais com as crianças,
se tivesse outra vida pela frente...

Mas vejam, tenho 85 anos...
e sei que estou morrendo.

Nenhum comentário: