sábado, 17 de janeiro de 2009

Motivos para continuar curtindo o seu blog

Esse blog começou tímido, igual a mim (ou ao que escrevo). Depois, fui pegando confiança, tomando gosto e hoje é uma espécie de diário. Sinto necessidade em dividir momentos especiais, minhas leituras, o que escrevo, e ele vai assim se tornando um bom companheiro. E realmente como é bom quando encontramos um comentário, que só por ser comentário, já é carinhoso. Mas saber que tem alguém aí do outro lado, tão tímido quanto eu, apenas lendo e sorrindo com o que escrevo, também é muito bom.

Por que tudo isso? Por que o Julio Daio Borges, editor do Digestivo Cultural, publicou ontem uma lista de Dez motivos para blogar. E achei essa lista fantástica, e acho que expressa exatamente os medos iniciais de quem inaugura um blog. Depois os fantasmas vão embora, e sobra só esse sentimento bom, igual pão de queijo, essa vontade de nos tornarmos um só com nosso blog.

A lista publicada pelo Julio foi trazida do blog Espuminha de leite da jornalista Marta Barcellos. Confiram abaixo:

"1. Você pode (quase) tudo. Quando faltar inspiração, escreva uma lista de dez motivos para fazer alguma coisa. No final, acabará se divertindo.

2. É bom ter audiência, mesmo sem fazer idéia de quem são os leitores. Você apenas precisa aprender a lidar com essa relação meio íntima com leitores tão anônimos.

3. Com o tempo você percebe que sobrevive sem comentários. Segundo as estatísticas, apenas 1% dos leitores deixa um. Então pare de implorar pelos comentários dos amigos.

4. Blogar ajuda a organizar as idéias, exercitar a escrita e você ainda corre o risco de escrever algo realmente bom.

5. Amigos distantes, ou distanciados, se sentem próximos ao ler o seu blog. Você não precisa de orkut para se relacionar, e só se expõe se, e o quanto, quiser.

6. Você está deixando um registro histórico, da sua vida ou da sua época, embora isso pareça uma grande pretensão agora.

7. O fato de blog não dar dinheiro não é motivo para parar. Pense bem: você realmente não começou porque havia essa possibilidade.

8. Provavelmente você terá mais leitores do que se publicar um livro.

9. Você pode terminar uma lista de dez com nove itens e nenhum editor vai chamar a sua atenção.

Marta Barcellos, no recém-inaugurado Espuminha de leite."

3 comentários:

ARMANDO MAYNARD disse...

Muito interessante a lista dos "Dez motivos para blogar". Me indentifiquei bastante com o seu texto, realmente tudo no começo é difícil, mas com o tempo ganhamos confiança e tudo fica fácil e prazeroso. Mas uma coisa que jamais podemos esquecer é o respeito com os que nos leem e fazem comentários, dando sempre uma resposta, pois a facilidade de interatividade deste meio é muito grande para deixar algum contato sem resposta, além do mais, não querendo se expor publicamente, se tem a opção do e-mail. Um abraço, Armando

Ana Cristina Melo disse...

Obrigada, Armando.

Espero que você volte sempre a esse cantinho.

Vou dar uma passadinha pelos seus blogs, também.

Anônimo disse...

Achei muito interessante os dez motivos para blogar.
o que é blogar? é sentir o calor da tela do computador.
o que é blogar? soltar teus sentimentos via as fibras oticas da blogosferas.
blogar é ter um monte de gente lendo seus textos e de preferéncia comentando os seus posts.