quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mais alguns artigos sobre o Acordo Ortográfico

O novo acordo já se instalou e não temos como negar. Então, o melhor a fazer é se manter informado. Por isso, estou relacionando para vocês alguns artigos sobre o assunto:

Saiba mais sobre o Acordo Ortográfico
BBC Brasil, em 31/12/2008
Por Iracema Sodré

O Brasil começa a adotar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa a partir deste 1º de janeiro de 2009, em um período de transição que vai até 2012.

A BBC Brasil preparou uma série de perguntas e respostas para esclarecer as questões políticas e diplomáticas relacionadas à reforma.

Quais são as razões por trás do Acordo Ortográfico?

Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é “unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal”.

[ Leia o restante do artigo ]

Brasil adota reformas em meio a incertezas no mundo lusófono
BBC Brasil, em 01/01/2009
Por Iracema Sodré

Neste 1º de janeiro de 2009, o Brasil se torna o primeiro país de língua portuguesa a adotar as novas regras ortográficas, enquanto no resto do mundo lusófono o acordo ainda está cercado de polêmica e incerteza.

Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal também já ratificaram o acordo, mas nenhum deles tem data marcada para implementar a nova ortografia.

[ Leia o restante do artigo ]

Volp chega ao mercado em fevereiro
PublishNews, em 07/01/2009

A Global Editora colocará no mercado até o mês de fevereiro o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa, também conhecido como Volp. Referência para todos que utilizam a língua portuguesa como principal instrumento de trabalho, a obra registra oficialmente a grafia correta das palavras empregadas no Brasil. Em sua 5º edição, o Volp terá cerca de 370 mil verbetes, atualizados conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em suas edições anteriores, o material foi elaborado e comercializado pela Academia Brasileira de Letras (ABL). No catálogo da Global, ele continuará tendo a chancela da entidade, sob a supervisão do acadêmico Evanildo Bechara, responsável pelo setor de lexicografia e lexicologia da ABL.

Brasil vai conviver com 2 ortografias
Estadão de São Paulo, em 06/01/2009
Por Karina Toledo, Emilio Sant'anna e Alexandre Gonçalves

Em vigor de forma facultativa desde o dia 1º, as novas regras ortográficas ainda não serão adotadas pela maioria das instituições no País. O período de transição termina em dezembro de 2012. Por enquanto, órgãos como o Museu da Língua Portuguesa, secretarias estaduais e até o governo federal decidiram manter textos e documentos de acordo com as normas antigas. O Grupo Estado já segue as novas normas.

O Diário Oficial da União e o do Estado de São Paulo optaram por manter as duas formas nos conteúdos oficiais - editais, portarias, resoluções. O texto será publicado de acordo com a grafia que cada órgão resolveu adotar. No caso de São Paulo, as páginas de notícias produzidas pela redação da Imprensa Oficial adotaram o novo padrão.

[ Leia o restante do artigo ]

Nenhum comentário: