quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Notícias da semana


* Entrevista com Ítalo Moriconi sobre Editora da Uerj

Em matéria publicada dia 15/12/2008 no Globo on-line, Ítalo Moriconi fala sobre seus planos à frente da EdUerj (a Editora da Uerj), incluindo o aumento de livros publicados.


* Segunda edição do Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos
(matéria divulgada no Publish News de 17/12/2008)

"Folha de S. Paulo - 17/12/2008 - por Mônica Bergamo
Mônica Bergamo informa que ficou pronta a segunda edição do Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos, editado pela Publifolha e elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss com base nas regras da nova ortografia da língua portuguesa. O livro traz 20.158 verbetes com mais de 196 mil sinônimos e mais de 90 mil antônimos, além de classificação gramatical, indicação de usos das palavras e exemplos extraídos da língua."


* Saramago diz que Viagem do elefante pode ser último livro

(matéria divulgada no Publish News de 17/12/2008)

"Estado.com - 16/12/2008 - por Redação
O autor português José Saramago reconheceu nesta terça-feira, que A viagem do elefante pode ser seu último livro. "Tenho 86 anos e estou suficientemente lúcido. (Mas) já não espero escrever muitos livros e se escrevo algum é um milagre", disse. O escritor apresentou seu novo livro na Casa de América, em Madri. O título já vendeu mais de 70 mil exemplares na Espanha. Saramago agradeceu a boa recepção à obra, escrita em 2007, enquanto lutava contra uma grave infecção respiratória. Agora, o escritor já está curado. "Não tenho motivos para queixar-me aqui (na Espanha) e em Portugal. Sair de uma enfermidade tão complicada como a minha e tirar forças de onde não se tem...estou contente", afirmou, emocionado. A viagem do elefante é inspirado em um fato real."


* Autores preocupados com os direitos autorais
(matéria divulgada no Publish News de 16/12/2008)

"Blog do Galeno - 16/12/2008 - por Galeno Amorim
A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil está distribuindo um documento onde manifesta sua preocupação diante de possíveis mudanças na legislação de direitos autorais, conforme Galeno Amorim. Segundo a presidente da AEILIJ, Anna Claudia Ramos, os autores andam "muito preocupados" com as informações desencontradas que têm circulado por aí.

Blog do Galeno - 15/12/2008 - por Galeno Amorim
O Ministério da Cultura ainda está consultando as entidades do mercado editorial e os representantes dos escritores sobre as mudanças na legislação que rege os direitos autorais no País. Mas tem dito que já tem pronta a versão de uma minuta que pode ser enviada a qualquer momento para a Casa Civil, informa Galeno Amorim. Longe da Esplanada dos Ministérios, autores e editores andam curiosíssimos para saber o que está escrito lá."


* Lista de melhores do ano por Daniel Piza
(matéria divulgada no Publish News de 15/12/2008)

"O Estado de S. Paulo - 14/12/2008 - por Daniel Piza
O que esses chatos que vivem dizendo que os livros e os jornais vão desaparecer não conseguem abolir é o poder transformador da leitura, em papel ou não. Desde 1996 faço todo ano esta lista dos melhores produtos e eventos culturais e verifico todo ano quantos livros interessantes foram publicados. Mais uma vez o maior número de destaques ocorre em não-ficção, especialmente história, crítica e biografia, e mais uma vez as reedições chamam atenção, sobretudo em romances. Mas começo pela ficção atual. Neste ano tivemos Fantasma sai de cena e Indignation, de Philip Roth, For You, de Ian McEwan, e Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum. Li muitas outras coisas, como sempre bastante elogiadas na imprensa brasileira, mas nada que se comparasse com esses. O nível sobe quando incluímos ficções recentes que ainda não haviam sido traduzidas no Brasil, a começar pelo extraordinário Austerlitz, do austríaco W.G. Sebald, de quem também saiu Vertigem, seu primeiro livro. Putas assassinas e Amuleto, do chileno Roberto Bolaño, também são magistrais, embora menos conhecidos que Noturno do Chile e Os detetives selvagens."





Nenhum comentário: