quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nenhum vencedor no Prêmio Tusquets

Interessante, não basta competir, é preciso ter um mínimo de aceitação. O 4º Prêmio Tusquets, considerado um dos mais importantes da língua hispânica, não teve nenhum vencedor, por nenhum dos livros empolgar o júri.

Veja a matéria completa do JB online de 02/12/2008:

"Prêmio Tusquets, para livros em espanhol, fica sem vencedor
JB Online

RIO - Ninguém ganhou o 4º Prêmio Tusquets, um dos mais importantes da língua hispânica, informaram hoje os seus jurados, durante a Feira Internacional do Libro (FIL) de Guadalajara.

De acordo com a organização do concurso, nenhum dos livros empolgou o júri. O mexicano Elmer Mendoza, vencedor do ano passado e um dos jurados desta edição, explicou:

- Todos os romances que lemos eram fantásticos... Até a metade.

O chefe do júri, o ganhador do prêmio Cervantes 2008, Juan Marsé, acrescentou que esta "não foi uma decisão fácil". O prêmio ficará acumulado para a próxima edição, que passará a valer 40 mil euros.

Não é a primeira vez que a láurea fica sem um vencedor: sua primeira edição também não coube a ninguém. A editora Tusquets, que promove o concurso, garantiu que não pensa em acabar com a sua existência, e que a não-premiação mostra "a independência e o rigor" dos jurados. Apesar disso, ela admite que pode mudar o regulamento para o ano que vem.

Ao todo, candidataram-se 427 autores, de diferentes países - 200 a mais que no ano passado."

Fonte: JB online

Por curiosidade, busquei a notícia na web. Achei a referência no site Chron.com:

Declaran desierto premio Tusquets de Novela
Por LAURA SANTOS © 2008 The Associated Press
Dec. 2, 2008, 4:05PM
Por segunda vez en sus cuatro años de historia, el Premio Tusquets Editores de Novela fue declarado desierto, según anunció la editorial el martes en el marco de la Feria Internacional del Libro (FIL) de Guadalajara, México.

Nenhum comentário: