sábado, 13 de dezembro de 2008

Notícias da semana

Não faltaram assuntos para eu postar essa semana, o que me faltou foi tempo. Excesso de trabalho. E quem foi que disse que funcionário público não trabalha? Esqueceram de dizer isso para os pobres analistas de sistemas. :)

Vamos lá, que tenho muita notícia que fiquei devendo a vocês.

Notícias da semana:

Imprensa Oficial vai publicar clássicos da literatura brasileira
Jornal do Brasil - 05/12/2008 - por Redação
(divulgado pelo PublishNews de 09/12/2008)

Com o aval do governador Sergio Cabral, a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro vai publicar, a partir do ano que vem, clássicos da literatura brasileira para serem distribuídos gratuitamente à população. Cada livro será produzido em grandes tiragens, em torno de 100 mil exemplares, que serão encaminhados, sem custo, às mãos dos leitores. Além de obras literárias, a Imprensa Oficial também deverá colaborar com a Secretaria Estadual de Educação, publicando títulos de livros didáticos para serem empregados em sala de aula. “Vamos inundar o Rio de Janeiro de livros”, disse o presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager, durante a abertura da 40ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO).


Exemplo carioca
O Globo - 09/12/2008 - por Joaquim Ferreira dos Santos
(divulgado pelo PublishNews de 09/12/2008)

A coluna Gente Boa informa que vai ser inaugurada oficialmente na sexta-feira (dia 12), na Vila da Penha, a biblioteca Tobias Barreto construída pelo ex-operário Evando dos Santos com projeto de Oscar Niemeyer. Tem 10 mil títulos. Os mais procurados são os didáticos e os romances de Lima Barreto.


Saramago na ABL
O Globo - 09/12/2008 - por Ancelmo Gois
(divulgado pelo PublishNews de 09/12/2008)

Ancelmo Gois informa que, duas semanas depois de visitar a ABL, no Rio, o português José Saramago, 85 anos, deve ser escolhido sócio-correspondente da nossa Academia. Vai ocupar a vaga do conterrâneo Alçada Baptista, que morreu aos 81 anos, domingo.


Biblioteca Nacional divulga seus premiados
O Globo - 10/12/2008 - por Redação
(divulgado pelo PublishNews de 10/12/2008)

O romance Cordilheira, do jovem gaúcho Daniel Galera, publicado pela Companhia das Letras, é o vencedor do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional na categoria, de acordo com o resultado anunciado nesta terça-feira pela instituição. O livro, cuja trama se situa em Buenos Aires, é o primeiro lançamento do projeto Amores Expressos, que levou diferentes autores brasileiros a capitais de todo o mundo para escrever ficções. Embora jovem, Galera é considerado um dos grandes talentos da literatura contemporânea. A solenidade de premiação — para os escolhidos em cada uma das oito categorias contempladas pela instituição anualmente — será na próxima terça-feira, dia 16, às 17h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Cada autor receberá R$ 12.500.


Associação escolhe os melhores das artes em 2008
Publishnews - 10/12/2008 - por Redação

Na noite do dia 9, terça-feira, os críticos de São Paulo elegeram, em assembléia realizada no Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo, os melhores de 2008 nas seguintes categorias: Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimônia de entrega dos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes acontecerá no primeiro semestre de 2009, em local a ser decidido. Para a realização da tradicional festa de entrega, a APCA (entidade sem fins lucrativos, patrimônio ou contratos de remuneração) está em busca de patrocínio. Na literatura, os eleitos são: em Romance, Flores Azuis (Cia. Das Letras), de Carola Saavedra; em Poesia, Anima Animalis (Letra Selvagem), de Olga Savary e Marcelo Frazão; como Ensaio, A Construção do Gosto (Ateliê), de Maurício Monteiro; em Biografia, O Santo sujo (Cosac Naify), de Humberto Werneck; como Tradução se destacou Paulo Bezerra por Irmãos Karamazov, de Dostoievski (Editora 34); em Reportagem, O livro amarelo do terminal (Cosac Naify), de Vanessa Bárbara, e, como Memória, Memórias inventadas - A terceira infância (Planeta), de Manoel de Barros.


Ano de Euclides
Publishnews - 12/12/2008 - por Redação

O acadêmico Cícero Sandroni foi reeleito presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), para o ano de 2009, juntamente com os demais membros da atual diretoria - secretário-geral Ivan Junqueira, primeiro secretário Alberto da Costa e Silva, segundo secretário Nelson Pereira dos Santos e tesoureiro Evanildo Bechara. A posse da diretoria agora reconduzida será na próxima quinta-feira, dia 18, em sessão solene no Salão Nobre do Petit Trianon. O presidente reeleito anunciou que 2009 será “o ano Euclides da Cunha” na Academia, marcado pela exposição “Euclides Vive!”. “Assim como 2008 foi focado no centenário da morte de Machado de Assis, no ano que vem a Academia dedicará grande parte de sua programação cultural às homenagens a Euclides. Vamos montar o que pretendemos que venha a ser a maior exposição em torno de sua obra monumental”, contou. Além disso, as atividades vão envolver ciclos de palestras, edições e visitas guiadas.



Pedreiro inaugura biblioteca no subúrbio
Portal G1 - 11/12/2008 - por Aluizio Freire
(divulgado pelo PublishNews de 12/12/2008)

Para chegar até Evando dos Santos, na Vila da Penha, no subúrbio da Leopoldina do Rio, basta perguntar: “Onde fica a casa do senhor dos livros?”. Qualquer frentista, camelô, dona de casa ou comerciante sabe onde fica a residência do pedreiro de 48 anos que conseguiu reunir em sua própria casa 55 mil volumes dos mais variados gêneros literários na obstinada saga de levar conhecimento às pessoas. A partir desta sexta-feira, ele ganha novo endereço. Com a presença da escritora Nélida Piñon, será inaugurada no bairro a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses, um prédio criado a partir de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para abrigar as obras. Mas não será só isso. Para a alegria dos moradores, principalmente dos jovens da região, além dos vários títulos, reunidos por Evando ao longo de uma década – não recusou nenhuma doação, mesmo tendo que sair de ônibus para trazer um pesado saco com os volumes - o espaço conta agora com auditório, salas de leitura e de aulas para cursos de idiomas como espanhol, italiano, inglês, alemão e francês.

Nenhum comentário: