domingo, 7 de dezembro de 2008

Minissérie Capitu



"Na terça-feira, entra no ar um artigo do crítico e escritor Gustavo Bernardo sobre "Capitu", a minissérie de Luiz Fernando Carvalho feita a partir de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, que estréia na própria terça na TV Globo." Fonte: Prosa e Verso (06/12/2008)

Eu mesma estou na expectativa da estréia. Li ontem no site oficial da minissérie, que foi mantida, ao longo dos cinco capítulos, toda a estrutura narrativa em que Dom Casmurro escreve e nos conta sua própria história. Estão preservados também na minissérie não só as palavras e os diálogos, como também as diversas camadas do texto, com suas divisões em pequenos capítulos, através de cartelas que anunciam a cena que está por vir.

Há toda uma inovação para a divulgação da minissérie Capitu. Foi criado o Projeto Mil Casmurros, no qual está sendo feita uma leitura coletiva da obra "Dom Casmurro". O livro foi dividido em mil trechos que estão disponíveis em http://www.milcasmurros.com.br/. Qualquer um pode escolher um trecho ainda não lido e gravá-lo diretamente pelo site. Há gravações feitas por Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Regina Duarte e Ferreira Gullar. No mesmo endereço também será possível assistir aos capítulos, um dia depois de sua exibição.

Outra estratégia foi a distribuição de duas mil cópias de um DVD com imagens da produção, que foram deixados em diferentes locais públicos. Quem encontrar os DVDs receberá instruções para assisti-lo, opinar sobre a obra no site http://www.passeadiantecapitu.com.br/ e entregar o vídeo para outra pessoa, criando uma corrente cultural e interativa.

Fonte: Revista da TV

Vídeo com as chamadas da minissérie:

Nenhum comentário: