terça-feira, 25 de novembro de 2008

Esperanças e mudanças em 1º de janeiro

A partir de 1º de janeiro estaremos afogando as mágoas de 2008 e reacendendo as esperanças de 2009. É sempre assim. O primeiro dia do ano traz as velhas promessas, que quase nunca são cumpridas, e uma expectativa de renovação. É como se fechássemos um livro e abrissemos outro, de linhas clarinhas, novinho em folha, cheiro de material recém-comprado.

O dia primeiro trará também cara nova nas cadeiras do município, com os prefeitos e vereadores eleitos. Vamos ver o que nos espera.

Mas para nós que estamos antenados com a Literatura, perceberemos outras mudanças. O Grupo Estado anunciou que vai adotar a partir do primeiro dia de 2009 o Acordo Ortográfico assinado em 29 de setembro, pelo presidente Lula.

Isso é bom, pois ler várias vezes as ideias dos outros (sem acento), será mais fácil nos acostumarmos com ela.

Abaixo a matéria divulgada pelo Estado de São Paulo, obtida no PublishNews, de 25/11/2008.

"O Grupo Estado vai adotar, a partir do dia 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico aprovado em 1990 pelos oito países de língua portuguesa. Embora o decreto assinado em 29 de setembro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio, tenha estabelecido um cronograma com tolerância de quatro anos, até dezembro de 2012, para aplicação do acordo, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e os portais na internet adotarão as novas regras na data em que elas entram oficialmente em vigor. “O fato de um jornal como O Estado de S. Paulo aplicar o acordo desde o primeiro dia é uma grande contribuição para a fixação e adoção das mudanças ortográficas”, disse o filólogo e acadêmico Evanildo Cavalcante Bechara, responsável na ABL pela aplicação do acordo."

Nenhum comentário: