sábado, 25 de outubro de 2008

Entrevistas realizadas pelo Roda Viva na Web

Para quem torce o nariz quando se fala em programas de tv, não pode deixar de reconhecer a contribuição da TV Cultura dentro da mídia televisiva.

E entre essas contribuições está o programa Roda Viva com suas entrevistas de peso.

Uma parceria da Fundação Padre Anchieta, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Unicamp, por meio do seu Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) disponibiliza na web as transcrições integrais de algumas dessas entrevistas realizadas pelo Roda Viva. A cada semana, novas entrevistas serão acrescentadas, até que se complete todos os programas desde 1986.

Esse tesouro está disponível no Portal Memória Roda Viva.

Só para atiçar a curiosidade, veja algumas jóias que estão na vitrine:

* Adolfo Bioy Casares (1995)
* Fernando Sabino (1989)
* Lygia Fagundes Telles (1996)
* Ondjaki (2007)

Fonte: Blog do Laboratório de Produção Editorial - UFRJ

Um comentário:

R.T. disse...

Eu conheci o Ondjaki, o Mourid Barghouti e alguns outros através do Roda Viva. Esta entrevista do Sabino é um achado também.

Sou fã assumido da TV Cultura, há certas experiências que eles podem fazer (por estarem mais preocupados com conteúdo que audiência) que dá a sensação de que as gigantes brasileiras estão no século passado.

Algumas gravações do Roda Viva - entrevistas com estrangeiros que recebem legenda e não são ao vivo - permitem uma interatividade pelo site do programa com as pessoas que estão assistindo, com alguns dos que estão entrevistando e com o próprio entrevistado (através das perguntas).

Mas, sobretudo, o que coloca a Cultura na frente das Globos é o livre acesso ao conteúdo, não indo contra a tendência da Web.