quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os meus 15 livros de 2009

Embalada pelos amigos, decidi fazer a minha lista dos 10 mais lidos de 2009.

Como sou defensora de carteirinha da literatura nacional, minha lista será separada e mesclará todos os gêneros. E como li muito mais nacional (graças ao Sobrecapa) do que estrangeiro, limitarei os de lá a uma lista dos 5 mais.

Importante frisar que não temos aqui apenas os livros publicados em 2009, mas alguns que foram publicados em 2008, que só tive oportunidade de ler esse ano. No caso dos estrangeiros, pode ter sido publicado antes de 2008.

Claro que li muitos outros livros bons que não estão nessa lista, mas não dava para relacionar tudo, pois ficaria com cara de inventário. :)

Para que isso não aconteça ano que vem, tentarei publicar, a partir de agora, pequenas resenhas de tudo que estiver lendo (ou quase tudo). Assim, vocês poderão acompanhar e já curtir durante o ano. E nos próximos posts já aparecerão: "O português que nos pariu", de Angela Dutra de Menezes; "A tecelã de sonhos", também da querida Angela e "O véu", de Luis Eduardo Matta. Os dois primeiros ainda estou lendo, mas já posso afirmar que são ótimos, divertidíssimos. Angela tem um tom perfeito para o humor. O romance do Luis Matta já li um capítulo, o que foi suficiente para me enlaçar. Aliás, literatura boa é assim, basta um parágrafo para nos agarrar. :)

Então vamos a minha lista de escolhidos.
Obs: a ordenação obedece à ordem de leitura.

Literatura Nacional:
  • O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda. Literatura Juvenil.
  • Era outra vez, de Livia Garcia-Roza. Contos.
  • Afrodite in verso, de Paula Cajaty. Poesia.
  • Outra vida, de Rodrigo Lacerda. Romance.
  • Hotel Novo Mundo, de Ivana Arruda Leite. Romance.
  • Mundos de Eufrásia, de Claudia Lage. Romance.
  • A liberdade é amarela e conversível, de André Giusti. Contos.
  • A História de Clarice, de Anna Claudia Ramos. Juvenil.
  • Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre. Romance.
  • Céu de Origamis, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Romance Policial.

Literatura Estrangeira

  • A Cidade e a Infância, de José Luandino Vieira. Contos
  • Os da minha rua, de Ondkaki. Contos
  • Reparação, de Ian Mcewan. Romance.
  • Homem lento, de J. M. Coetzee. Romance.
  • O Animal Agonizante, de Philip Roth. Romance.

Nenhum comentário: