sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Campanhas pró-leitura

Para incentivar a leitura, basta arregaçar um pouco as mangas e querer. Por exemplo, o que vocês vão presentear neste Natal? Por que não um livro? E de preferência nacional, viu?

Mas existem outras iniciativas tão importantes quanto que me tocam pra valer.

Essa eu li hoje na Revista Brasil que lê, na coluna do Galeno Amorim. Galeno que também é um grande incentivador da literatura, merece ser aplaudido de pé pelo trabalho que vem fazendo pela literatura.

Leia a matéria:

Troque lixo por... livros!

Cada 20 fracos usados de xampu, garrafas e outros objetos prontos para o descarte no lixão por um livro. A campanha inovadora é da Livrarias Atenas, de Imperatriz (MA), que, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, promete entregar 1.000 livros e tirar da praça 20 mil recipientes plásticos que estão poluindo a cidade. A ideia é do livreiro José Arteiro Muniz, um apaixonado tanto por livros quanto pela natureza. E ele não para: agora mesmo anda tentando os vereadores da cidade a aprovar uma lei que obriga as lojas a trocar sacolas de plástico por outras de papelão. O negócio do livro vai, enfim, começando a descobrir a responsabilidade social empresarial.

Aplaudo também as iniciativas do governo em não permitir novas escolas sem biblioteca. E, principalmente, a ideia de abater compra de livros no IR. Nossa, isso seria o máximo. Leia as matérias também divulgadas pelo Galeno Amorim:

Fica proibido abrir escola sem biblioteca

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a redação final do projeto de lei originalmente proposto pela então deputada gaúcha Esther Grossi (PT) para que todas as escolas públicas e privadas sejam obrigadas a ter bibliotecas escolares. Como se sabe, o Brasil possui 53 mil escolas com bibliotecas. Porém, nada menos do que outras 113 mil não têm esse serviço público tão essencial à educação quanto à cidadania.Se aprovada, a nova lei dará cinco anos de prazo para os estabelecimentos se adequarem.

Livros deduzidos no IR?

Já tem parecer favorável na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados o projeto do então deputado federal Roberto Saturnino (PT-RJ) que quer permitir que livros comprados possam ser abatidos do Imposto de Renda. O parecer é do deputado André Vargas (PT-PR). A proposta já teve o aval da Comissão de Educação e Cultura.

Nenhum comentário: