quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e obras na Web

Hoje, 23 de abril, não é só o dia de São Jorge, mas também o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. E também nessa data morreu Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Sem contar que na mesma data nasceram outros famosos escritores, como Vladimir Nabokov (autor de Lolita).

Começou na Catalunha (Espanha) uma tradição que se espalhou pelo mundo, de se oferecer, nesse dia, uma rosa para quem comprasse um livro. Assim, unia-se numa única homenagem o símbolo do amor (rosa) e o símbolo da cultura (livro). Para eles, tem-se a rosa por São Jorge (padroeiro da região) e o livro por Cervantes e todos os outros escritores.

A Unesco, em 1995, transformou a data no Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

E o blog Canastra de Contos deixa uma rosa no coração de cada um, acompanhada de alguns links onde vocês podem acessar grandes clássicos da nossa Literatura. É só clicar e aproveitar.

Meu presente para o dia!

  • Domínio Público - são disponibilizadas obras que já estão em domínio público (cujo autor faleceu há mais de 70 anos). É possível encontrar a obra completa de Machado de Assis, Shakespeare e Fernando Pessoa. Há material em vários idiomas.
  • Biblioteca Virtual Portuguesa - também disponibiliza obras de domínio público de autores da língua portuguesa.
  • Biblioteca Virtual Mundial - materiais diversos de diversos países do mundo.

Nenhum comentário: