quarta-feira, 8 de abril de 2009

9 anos do Jornal Rascunho

Recebi ontem por e-mail o convite para o coquetel dos 9 anos do Jornal Rascunho. Sei que para quem mora em Curitiba, essa minha divulgação está um pouco tarde! Podem ter certeza que não foi egoísmo só porque estou no Rio de Janeiro!

Mas o que acho importante divulgar é o tempo de existência desse jornal que é de extrema importância e seriedade para a área literária.

O Rascunho nasceu em 8 de abril de 2000, idealizado pelo jornalista Rogério Pereira. No início, o jornal se resumia a um caderno mensal de oito páginas, encartado no Jornal do Estado. A periodicidade foi mantida, mas hoje são vários cadernos, com a contribuição de escritores renomados da nossa literatura.

Se o público inicial se limitava a um mailing de 150 pessoas, hoje atinge 10 mil leitores em todo o Brasil, sem contar os leitores da internet, pois as edições antigas são publicadas para acesso livre no site www.rascunho.com.br.

A edição 108 (abril) que eu recebi hoje vem com 40 páginas, trazendo textos inéditos de Ferreira Gullar, Adélia Prado, Gonçalo M. Tavares, Milton Hatoum, Raimundo Carrero e Mariana Ianelli, entre outros autores.

Como articulistas da revista, nada menos do que Affonso Romano Sant'anna, Luiz Ruffato, Adriana Lisboa, José Castello, Claudia Lage, Rogério Pereira, Luiz Brás e Luís Henrique Pellanda. Quer mais?

Mas o Rascunho abre outras frentes. Entre elas está a Oficina Literária ministrada por José Castello e o projeto Paiol Literário, que leva mensalmente à cidade de Curitiba um grande nome da literatura brasileira, para um bate-papo com o público, com mediação de José Castello.

Já passaram pelo evento personalidades como Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Machado, José Mindlin, Milton Hatoum, Cristóvão Tezza, Miguel Sanches Neto, Marçal Aquino, Nelson Motta, Bernardo Carvalho e Luiz Vilela, entre vários outros.

Ontem foi aberta a quarta temporada do projeto Paiol Literário com nada menos do que a minha querida Livia Garcia-Roza. O projeto é realizado pelo Rascunho e Sesi Paraná e terá sete encontros entre abril e novembro. Já estão confirmadas as presenças de Nélida Piñon (5 de maio) e Moacyr Scliar. A agenda será divulgada mensalmente. E pode deixar que reproduzirei aqui.

Para quem não conhece o Rascunho, acesse o site (www.rascunho.com.br). E assine o jornal. A quantia é mínima (R$ 50, a assinatura anual) diante da qualidade do que nos é oferecido.

A transcrição dessas entrevistas são publicadas na edição seguinte. Aguardo o Rascunho de maio, para ler sobre o resultado desse super encontro entre José Castello e Livia Garcia-Roza.

Nenhum comentário: